MONITORIA NAS GEOCIÊNCIAS: APRENDIZADOS E DESAFIOS NO CONTEXTO ACADÊMICO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89224 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2452 "inscrito_id" => 14347 "titulo" => "MONITORIA NAS GEOCIÊNCIAS: APRENDIZADOS E DESAFIOS NO CONTEXTO ACADÊMICO" "resumo" => "A monitoria se qualifica como uma importante atividade no progresso acadêmico-profissional, a qual garante a troca de conhecimento entre docentes e discentes, oportunizando assim novas experiências, bem como o desenvolvimento de habilidades que favorecem o crescimento das partes atuantes. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o papel da monitoria nas disciplinas ofertadas pela Área de Geociências - Departamento de Ciências Exatas (DEXA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na perspectiva de discentes e docentes. Para tal, foi realizado um estudo descritivo de abordagem semiestruturada, com aplicação de questionários abertos e fechados, que foram respondidos virtualmente pelos discentes e docentes da Área de Geociências - DEXA/UEFS. Os discentes participantes já haviam feito alguma das disciplinas ofertadas pela Área de Geociências e correspondeu a graduandos dos cursos de Geografia, Agronomia e Química. Dos 52 participantes, 47 discentes e 5 docentes, destacaram a importância do papel e atuação de monitores nas disciplinas oferecidas pela área de Geociências. Diante disto, ficou evidente a importância da monitoria na formação profissional dos monitores, principalmente, para os que anseiam a carreira docente. Além disso, destacou-se também, os desafios e aprendizados enfrentados e adquiridos nesse processo formativo que contempla desde os incentivos públicos às atividades de monitoria bem como, as boas práticas e relações que permeiam as partes atuantes deste processo – monitor, discentes e docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14347_TB2452_29102022231908.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HIGO BATISTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "HIGO FERREIRA" "autor_email" => "higoferreira8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89224 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2452 "inscrito_id" => 14347 "titulo" => "MONITORIA NAS GEOCIÊNCIAS: APRENDIZADOS E DESAFIOS NO CONTEXTO ACADÊMICO" "resumo" => "A monitoria se qualifica como uma importante atividade no progresso acadêmico-profissional, a qual garante a troca de conhecimento entre docentes e discentes, oportunizando assim novas experiências, bem como o desenvolvimento de habilidades que favorecem o crescimento das partes atuantes. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o papel da monitoria nas disciplinas ofertadas pela Área de Geociências - Departamento de Ciências Exatas (DEXA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na perspectiva de discentes e docentes. Para tal, foi realizado um estudo descritivo de abordagem semiestruturada, com aplicação de questionários abertos e fechados, que foram respondidos virtualmente pelos discentes e docentes da Área de Geociências - DEXA/UEFS. Os discentes participantes já haviam feito alguma das disciplinas ofertadas pela Área de Geociências e correspondeu a graduandos dos cursos de Geografia, Agronomia e Química. Dos 52 participantes, 47 discentes e 5 docentes, destacaram a importância do papel e atuação de monitores nas disciplinas oferecidas pela área de Geociências. Diante disto, ficou evidente a importância da monitoria na formação profissional dos monitores, principalmente, para os que anseiam a carreira docente. Além disso, destacou-se também, os desafios e aprendizados enfrentados e adquiridos nesse processo formativo que contempla desde os incentivos públicos às atividades de monitoria bem como, as boas práticas e relações que permeiam as partes atuantes deste processo – monitor, discentes e docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14347_TB2452_29102022231908.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HIGO BATISTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "HIGO FERREIRA" "autor_email" => "higoferreira8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }