A PESQUISA ATRAVÉS DA PESQUISA: PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PESQUISA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES – CEARÁ
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89929 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3295 "inscrito_id" => 8053 "titulo" => "A PESQUISA ATRAVÉS DA PESQUISA: PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PESQUISA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES – CEARÁ" "resumo" => "A presente pesquisa busca realizar uma, intervenção a qual deve-se ao fato de que o aluno da Educação Básica ainda é um pesquisador em formação, que precisa aprender a ler de fontes seguras, selecionar bibliografias, fichar e transformar em citações que servem de base para a construção do texto numa pesquisa científica. Este trabalho justifica-se por mostrar a importância da pesquisa como ponto de partida no processo de emancipação intelectual do sujeito, visto que um indivíduo pesquisador será capaz de atuar na busca de soluções para questões teóricas e práticas que envolvem o mundo do trabalho. A fim de responder ao questionamento proposto, destaca-se como objetivo geral inserir a práxis do estudo de pesquisa numa turma de 9º ano do ensino fundamental, de forma que o aluno amplie os conhecimentos sobre sua área de interesse, ao mesmo tempo em que se desenvolve enquanto pesquisador, aprendendo a selecionar referências, fazer fichamentos e citações que irão nortear a produção científica. Essa proposta será desenvolvida na escola da rede pública municipal da Cidade de Campos Sales-Ceara, durante o ano de 2022, com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, iniciando no mês de março e terminando no mês de abril, respeitando o calendário da escola e seguindo o cronograma proposto. As ações serão em período de aula da disciplina de ciências, sendo desenvolvida uma aula por semana, com possibilidade de desenvolvimento de atividades extraclasse. Após a observação é esperado que a proposta pedagógica apresentada tenha-se impacto na formação escolar dos alunos do ensino Fundamental do 9° ano da rede municipal da cidade, que embora inseridos numa turma de ensino fundamental, recebam também uma formação técnico-tecnológica que os prepara para o mercado de trabalho, sendo a pesquisa um ponto importante para moldar novas técnicas de trabalho, avaliar o mercado e agir sobre ele." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID8053_TB3295_21112022194615.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNA Oliveira" "autor_email" => "bruninha-alves2009@hotmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89929 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3295 "inscrito_id" => 8053 "titulo" => "A PESQUISA ATRAVÉS DA PESQUISA: PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PESQUISA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES – CEARÁ" "resumo" => "A presente pesquisa busca realizar uma, intervenção a qual deve-se ao fato de que o aluno da Educação Básica ainda é um pesquisador em formação, que precisa aprender a ler de fontes seguras, selecionar bibliografias, fichar e transformar em citações que servem de base para a construção do texto numa pesquisa científica. Este trabalho justifica-se por mostrar a importância da pesquisa como ponto de partida no processo de emancipação intelectual do sujeito, visto que um indivíduo pesquisador será capaz de atuar na busca de soluções para questões teóricas e práticas que envolvem o mundo do trabalho. A fim de responder ao questionamento proposto, destaca-se como objetivo geral inserir a práxis do estudo de pesquisa numa turma de 9º ano do ensino fundamental, de forma que o aluno amplie os conhecimentos sobre sua área de interesse, ao mesmo tempo em que se desenvolve enquanto pesquisador, aprendendo a selecionar referências, fazer fichamentos e citações que irão nortear a produção científica. Essa proposta será desenvolvida na escola da rede pública municipal da Cidade de Campos Sales-Ceara, durante o ano de 2022, com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, iniciando no mês de março e terminando no mês de abril, respeitando o calendário da escola e seguindo o cronograma proposto. As ações serão em período de aula da disciplina de ciências, sendo desenvolvida uma aula por semana, com possibilidade de desenvolvimento de atividades extraclasse. Após a observação é esperado que a proposta pedagógica apresentada tenha-se impacto na formação escolar dos alunos do ensino Fundamental do 9° ano da rede municipal da cidade, que embora inseridos numa turma de ensino fundamental, recebam também uma formação técnico-tecnológica que os prepara para o mercado de trabalho, sendo a pesquisa um ponto importante para moldar novas técnicas de trabalho, avaliar o mercado e agir sobre ele." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID8053_TB3295_21112022194615.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNA Oliveira" "autor_email" => "bruninha-alves2009@hotmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }