O professor de apoio é um profissional que acompanha o aluno com deficiência diariamente, contribuindo na compreensão de suas características e eliminando as barreiras que impedem a inclusão destes na vida escolar, e complementa o trabalho do professor responsável pela sala de aula e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). No que tange aos procedimentos metodológicos, este estudo se apresenta como pesquisa qualitativa realizada por meio de levantamento bibliográfico. O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do professor de apoio no processo de ensino e aprendizagem para inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), descrever o papel do professor de apoio no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando sua prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva e identificar os aspectos centrais do trabalho desse professor como mediador no ambiente escolar. Como resultado, entende-se que a forma de avaliar a inclusão começa com um entendimento de que a prática inclusiva é mais do que a diferenciação entre os alunos, trata-se de uma compreensão dos fatores socioculturais que interagem para produzir diferenças individuais, ao invés de explicações que enfatizam uma única causa. A prática inclusiva envolve a compreensão de como resolver a contribuição relativa de cada um desses fatores na determinação de respostas apropriadas quando as crianças experimentam dificuldades.