ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA POTENCIALMENTE ARGUMENTATIVA EM SALA DE AULA DE GEOGRAFIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88561 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1245 "inscrito_id" => 12313 "titulo" => "ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA POTENCIALMENTE ARGUMENTATIVA EM SALA DE AULA DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente trabalho visa compartilhar a produção de material potencialmente argumentativo para ser utilizado em aulas de Geografia. A argumentação é um tipo de discurso que vem sendo amplamente utilizado com fins pedagógicos no sentido de proporcionar um ambiente dialógico e reflexivo, no qual os estudantes passam a ter uma postura ativa e crítica na construção do conhecimento. Nesse sentido, uma disciplina de Argumentação na Educação vem sendo ofertada em um curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco com o intuito de preparar os licenciandos para utilizar a argumentação na sala de aula. Como atividade de conclusão, os licenciandos devem elaborar de forma autoral, uma estratégia potencialmente argumentativa. Após analisar a estratégia apresentada por um grupo de licenciandas, pôde-se constatar a sua potencialidade argumentativa. A estratégia visa proporcionar aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Geografia, um espaço de discussão com base na argumentação e nas habilidades da BNCC sobre a importância da conscientização e preservação do meio ambiente. O material didático proposto tem embasamento em um estudo de caso sobre os diferentes tipos de poluição presentes nas comunidades ribeirinhas do Recife. A proposta do material tem potencial de ser aplicado em sala de aula por meio das vivências do cotidiano e da argumentação em que contribui para o desenvolvimento de habilidades em função da reflexão e ações sobre a problemática poluição ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12313_TB1245_09072022110712.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANY CONSTANCIA DE SOUZA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "FABIANY" "autor_email" => "fabianycs@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGVEAESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88561 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1245 "inscrito_id" => 12313 "titulo" => "ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA POTENCIALMENTE ARGUMENTATIVA EM SALA DE AULA DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente trabalho visa compartilhar a produção de material potencialmente argumentativo para ser utilizado em aulas de Geografia. A argumentação é um tipo de discurso que vem sendo amplamente utilizado com fins pedagógicos no sentido de proporcionar um ambiente dialógico e reflexivo, no qual os estudantes passam a ter uma postura ativa e crítica na construção do conhecimento. Nesse sentido, uma disciplina de Argumentação na Educação vem sendo ofertada em um curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco com o intuito de preparar os licenciandos para utilizar a argumentação na sala de aula. Como atividade de conclusão, os licenciandos devem elaborar de forma autoral, uma estratégia potencialmente argumentativa. Após analisar a estratégia apresentada por um grupo de licenciandas, pôde-se constatar a sua potencialidade argumentativa. A estratégia visa proporcionar aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Geografia, um espaço de discussão com base na argumentação e nas habilidades da BNCC sobre a importância da conscientização e preservação do meio ambiente. O material didático proposto tem embasamento em um estudo de caso sobre os diferentes tipos de poluição presentes nas comunidades ribeirinhas do Recife. A proposta do material tem potencial de ser aplicado em sala de aula por meio das vivências do cotidiano e da argumentação em que contribui para o desenvolvimento de habilidades em função da reflexão e ações sobre a problemática poluição ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12313_TB1245_09072022110712.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANY CONSTANCIA DE SOUZA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "FABIANY" "autor_email" => "fabianycs@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGVEAESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }