O presente trabalho apresenta proposta do uso da tecnologia para a ampliação da política de articulação da Educação de Jovens e Adultos(EJA) com a educação profissional do Instituto Federal Fluminense (IFF). Fruto da experiência de adaptação das ações do IFF aos desafios do distanciamento social imposto pela Pandemia de COVID, voltada para a construção de estratégias para a apropriação tecnológica de estudantes, construindo um novo formato de curso para qualificação profissional, para o uso de mídias digitais e sociais orientado à ação empreendedora. A Política de articulação EJA com Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem demonstrado grande êxito quanto às estratégias para o fortalecimento da permanência dos estudantes na relação com os municípios parceiros e o aumento da procura da instituição na perspectiva da continuidade de estudos. Ao construir convênios com as secretarias municipais de educação, a ação se materializa na atuação conjunta onde o IFF oferece o acesso, acompanhamento e certificação dos estudantes ao objeto de aprendizagem; recebe professores selecionados pelas prefeituras para a formação continuada na perspectiva de tal material; e coordena a gestão das ações. A reflexão toma como ponto de partida a premissa de que a inovação na educação está além dos recursos disponíveis, está nas novas possibilidades de uso das ferramentas, em entender o fenômeno educativo, seus significados e a diversidade de interações possíveis. Adotar a inovação como um processo diz respeito à aplicação de estratégias criativas em resposta a determinadas necessidades originadas no contexto escolar. Nos estudos, a inovação foi entendida como um processo que inclui produtos e atividades técnicas como propostas pedagógicas. Inovar, nesse caso, é uma invenção vinculada ao desenvolvimento tecnológico nas escolas e que está condicionada, em grande medida, ao desenvolvimento econômico. Os municípios selecionaram os professores/tutores para o suporte técnico das atividades em desenvolvimento, que farão a mediação entre os estudantes e o ambiente virtual de aprendizagem. A ação permite a expansão das ações do IFFluminense em seu território de atuação considerando entre os parceiros municípios sede de campus do IFF e demais municípios antes não acessados em função do limite geográfico.O trabalho traz implicações sobre as reflexões acerca das políticas públicas de inclusão, expansão e formação de estudantes jovens e adultos ao longo da vida.