O objetivo desta comunicação é refletir sobre as concepções de diversos autores sobre o protagonismo juvenil, considerando a proposta do Novo Ensino Médio. A metodologia deste estudo envolve uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida por meio de uma revisão narrativa, em que os dados foram coletados em bancos de dados como Scielo, Google Acadêmico, MDPI, CAPES, entre outros. A análise dos dados foi realizada pela leitura e seleção dos trabalhos que atenderam ao objetivo proposto. Os resultados da pesquisa evidenciam que um jovem protagonista precisa de espaço para construir sua identidade, para isso, ele precisa do adulto como ponto de referência para que possa estar preparado e reflita sobre suas condições de escolha. No Novo Ensino Médio percebe-se que o aluno terá opção de escolha, porém essa consiste numa escolha de itinerário que é entendida como a vocação do jovem protagonista. As tecnologias digitais possibilitam o acesso do aluno ao conhecimento e promove a autonomia do aprendiz na busca por informações, assim, na concepção de uma educação onLIFE entende-se que essa pode ressignificar a educação acontecendo no viver e conviver conectivo que se constrói em rede. Em conclusão, percebeu-se que o debate sobre a educação precisa adentrar o ambiente escolar, possibilitando que professores e alunos integrem esse conceito de educação onLIFE, para que a relação professor-aluno possibilite que o protagonismo juvenil aconteça de maneira efetiva. Entende-se que o protagonismo juvenil no âmbito do Ensino Médio não deve ser entendido como simples tomada de decisão, mas precisa ser construído para que o contexto da decisão seja consciente para a formação identitária deste jovem ou adolescente.