A decisão de se avaliar o perfil discente sob a óptica dos professores é justificada a partir da compreensão de que é necessário que o próprio docente promova uma autoavaliação de seu trabalho, sendo esta reconhecida como um processo de metacognição. O trabalho teve como objetivo avaliar o perfil discente a partir dos docentes em 3 Escolas de ensino médio do município de Pedra Branca, Ceará, contemplando o tripé do ensino: o aluno, o professor e a escola. Para a construção dessa pesquisa foi realizado um questionário, visando o levantamento dos dados necessários. As perguntas foram definidas no formato de múltipla escolha. Pode-se verificar que ainda há um grande déficit de aprendizagem dos alunos quando se aborda a genética no ensino médio. Além disso, ainda há uma grande carência de aulas que tragam o conteúdo de genética do ensino médio para a realidade em que os alunos estão inseridos. Mesmo com grande parte dos entrevistados apontando a genética como de grande relevância no ensino médio, ainda se observa uma grande parcela de alunos que apresentam pouco interesse pelo conteúdo, o que suscita a otimização do processo de ensino-aprendizado no que tange ao melhor aproveitamento discente e prática docente nessa área de ensino.