Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA NECESSIDADE DE UMA PLATAFORMA DIGITAL EDUCATIVA PARA AUXILIAR ESTUDANTES NAS DISCIPLINAS TÉCNICAS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO DO IFRN

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88769
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1651
    "inscrito_id" => 8083
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA NECESSIDADE DE UMA PLATAFORMA DIGITAL EDUCATIVA PARA AUXILIAR ESTUDANTES NAS DISCIPLINAS TÉCNICAS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO DO IFRN"
    "resumo" => "O IFRN é uma instituição que oferece, dentre outras modalidades, os cursos técnicos integrados, os quais são compostos por 3 núcleos politécnicos: estruturante, tecnológico e articulador, sendo esses dois últimos não constituintes da grade curricular do ensino médio tradicional (chamados também de matérias técnicas), o que gera muitas dúvidas nos alunos que ingressam nessa modalidade de curso. Nessa perspectiva, os alunos, que utilizam a internet como principal meio para solucionar suas dúvidas, enfrentam outras dificuldades, haja vista a carência de material relacionado às disciplinas dos núcleos tecnológico e articulador. Pensando nisso, o objetivo do trabalho é avaliar a necessidade da construção de uma plataforma educacional cooperativa voltada para as matérias técnicas, uma vez que as plataformas existentes atualmente são bastante consolidadas apenas para as disciplinas propedêuticas. Para tal estudo, foi aplicado um questionário digital, composto por perguntas objetivas, respondido por 89 pessoas, oriundas de 4 campi e 8 cursos distintos, no qual foi possível capturar as experiências do alunado no seu processo de busca e resolução de dúvidas, bem como a necessidade do desenvolvimento de um instrumento de apoio às disciplinas técnicas. Por meio da análise desse material, concluiu-se que esta ferramenta seria importante para a melhoria do processo de ensino aprendizagem bem como da aproximação do aluno com a área de conhecimento do seu curso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID8083_TB1651_13072022124014.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURÍCIO DE AZEVEDO NETO"
    "autor_nome_curto" => "MAURI"
    "autor_email" => "mauricio.a.neto@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88769
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1651
    "inscrito_id" => 8083
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA NECESSIDADE DE UMA PLATAFORMA DIGITAL EDUCATIVA PARA AUXILIAR ESTUDANTES NAS DISCIPLINAS TÉCNICAS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO DO IFRN"
    "resumo" => "O IFRN é uma instituição que oferece, dentre outras modalidades, os cursos técnicos integrados, os quais são compostos por 3 núcleos politécnicos: estruturante, tecnológico e articulador, sendo esses dois últimos não constituintes da grade curricular do ensino médio tradicional (chamados também de matérias técnicas), o que gera muitas dúvidas nos alunos que ingressam nessa modalidade de curso. Nessa perspectiva, os alunos, que utilizam a internet como principal meio para solucionar suas dúvidas, enfrentam outras dificuldades, haja vista a carência de material relacionado às disciplinas dos núcleos tecnológico e articulador. Pensando nisso, o objetivo do trabalho é avaliar a necessidade da construção de uma plataforma educacional cooperativa voltada para as matérias técnicas, uma vez que as plataformas existentes atualmente são bastante consolidadas apenas para as disciplinas propedêuticas. Para tal estudo, foi aplicado um questionário digital, composto por perguntas objetivas, respondido por 89 pessoas, oriundas de 4 campi e 8 cursos distintos, no qual foi possível capturar as experiências do alunado no seu processo de busca e resolução de dúvidas, bem como a necessidade do desenvolvimento de um instrumento de apoio às disciplinas técnicas. Por meio da análise desse material, concluiu-se que esta ferramenta seria importante para a melhoria do processo de ensino aprendizagem bem como da aproximação do aluno com a área de conhecimento do seu curso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID8083_TB1651_13072022124014.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURÍCIO DE AZEVEDO NETO"
    "autor_nome_curto" => "MAURI"
    "autor_email" => "mauricio.a.neto@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O IFRN é uma instituição que oferece, dentre outras modalidades, os cursos técnicos integrados, os quais são compostos por 3 núcleos politécnicos: estruturante, tecnológico e articulador, sendo esses dois últimos não constituintes da grade curricular do ensino médio tradicional (chamados também de matérias técnicas), o que gera muitas dúvidas nos alunos que ingressam nessa modalidade de curso. Nessa perspectiva, os alunos, que utilizam a internet como principal meio para solucionar suas dúvidas, enfrentam outras dificuldades, haja vista a carência de material relacionado às disciplinas dos núcleos tecnológico e articulador. Pensando nisso, o objetivo do trabalho é avaliar a necessidade da construção de uma plataforma educacional cooperativa voltada para as matérias técnicas, uma vez que as plataformas existentes atualmente são bastante consolidadas apenas para as disciplinas propedêuticas. Para tal estudo, foi aplicado um questionário digital, composto por perguntas objetivas, respondido por 89 pessoas, oriundas de 4 campi e 8 cursos distintos, no qual foi possível capturar as experiências do alunado no seu processo de busca e resolução de dúvidas, bem como a necessidade do desenvolvimento de um instrumento de apoio às disciplinas técnicas. Por meio da análise desse material, concluiu-se que esta ferramenta seria importante para a melhoria do processo de ensino aprendizagem bem como da aproximação do aluno com a área de conhecimento do seu curso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.