AS MULHERES NO ENSINO DE QUÍMICA: UM MAPEAMENTO DE SUAS PRODUÇÕES NAS ATAS DO XIX E XX ENEQ
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88799 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1808 "inscrito_id" => 13566 "titulo" => "AS MULHERES NO ENSINO DE QUÍMICA: UM MAPEAMENTO DE SUAS PRODUÇÕES NAS ATAS DO XIX E XX ENEQ" "resumo" => "Historicamente a ciência sempre foi considerada masculina. Por muito tempo, o direito de acesso à Educação foi retirado das mulheres. Diante desse contexto, inúmeras pesquisas sobre gênero e ciência, muitas vezes vinculadas ao movimento feminista nos mais diversos campos do conhecimento têm buscado investigar a participação e a contribuição das mulheres para os avanços científicos e tecnológicos. Essa desigualdade reforça a necessidade de diálogo sobre essa questão no setor educacional, a fim de romper com esses padrões estabelecidos que determinam a ocupação feminina. Diante dessa situação, o presente estudo teve como objetivo investigar a participação das mulheres no ENEQ 2018-2010. Para isso usamos uma abordagem quantitativa visto que, pretendemos fazer uma análise numérica que prevê uma visualização das informações em forma de gráficos e/ou tabelas. E tem caráter exploratório, dado que, visa entender como anda a participação das mulheres no ENEC e por proporcionar um maior aprofundamento do pesquisador com a temática. Para constituir os dados, buscamos no site do referido evento ENEQ dos anos de 2018 e 2020(1) os anais e averiguamos sua primeira autoria. Para entendermos em qual área se concentra a maior participação delas, analisamos sua participação por área temática. Optamos por esse evento por ser específico da área de Ensino de Química e por ser o maior evento de Ensino de Química do Brasil. Ao todo foram analisados 360 trabalhos referentes ao ENEQ-2018 e 703 no ENEQ-2020(1) distribuídos em 12 áreas temáticas. Os resultados nos mostram um protagonismo das mulheres representando mais de 60% da produção total. Ainda observa-se que em a mulher tem a maior participação se comprada por área temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13566_TB1808_20102022213737.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCENA NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ LUCENA" "autor_email" => "lucenanunes@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88799 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1808 "inscrito_id" => 13566 "titulo" => "AS MULHERES NO ENSINO DE QUÍMICA: UM MAPEAMENTO DE SUAS PRODUÇÕES NAS ATAS DO XIX E XX ENEQ" "resumo" => "Historicamente a ciência sempre foi considerada masculina. Por muito tempo, o direito de acesso à Educação foi retirado das mulheres. Diante desse contexto, inúmeras pesquisas sobre gênero e ciência, muitas vezes vinculadas ao movimento feminista nos mais diversos campos do conhecimento têm buscado investigar a participação e a contribuição das mulheres para os avanços científicos e tecnológicos. Essa desigualdade reforça a necessidade de diálogo sobre essa questão no setor educacional, a fim de romper com esses padrões estabelecidos que determinam a ocupação feminina. Diante dessa situação, o presente estudo teve como objetivo investigar a participação das mulheres no ENEQ 2018-2010. Para isso usamos uma abordagem quantitativa visto que, pretendemos fazer uma análise numérica que prevê uma visualização das informações em forma de gráficos e/ou tabelas. E tem caráter exploratório, dado que, visa entender como anda a participação das mulheres no ENEC e por proporcionar um maior aprofundamento do pesquisador com a temática. Para constituir os dados, buscamos no site do referido evento ENEQ dos anos de 2018 e 2020(1) os anais e averiguamos sua primeira autoria. Para entendermos em qual área se concentra a maior participação delas, analisamos sua participação por área temática. Optamos por esse evento por ser específico da área de Ensino de Química e por ser o maior evento de Ensino de Química do Brasil. Ao todo foram analisados 360 trabalhos referentes ao ENEQ-2018 e 703 no ENEQ-2020(1) distribuídos em 12 áreas temáticas. Os resultados nos mostram um protagonismo das mulheres representando mais de 60% da produção total. Ainda observa-se que em a mulher tem a maior participação se comprada por área temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13566_TB1808_20102022213737.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCENA NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ LUCENA" "autor_email" => "lucenanunes@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }