O ensino da Geografia no cotidiano escolar enfrenta uma série de desafios e requer a busca constante de aprimoramento e de novas práticas e possibilidades. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo compartilhar experiências vivenciadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), junto a discentes do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). O caminho metodológico apoiou-se em etapas distintas, mas complementares: delineamento teórico; apresentação do planejamento; além da descrição e considerações sobre as vivências. A reflexão teórica realizada foi pautada na pesquisa bibliográfica de vários autores, podendo-se citar: Costa; Moreira (2016), Pontuschka (2009), Azambuja (2013), Nascimento (2016), Vesentini (2005), Pires (2012). À guisa de conclusão, pode-se dizer que participar de atividades criativas e diversificadas no âmbito do PIBID consistiu numa iniciativa importante para os futuros licenciados em Geografia, pois manter contato com a realidade da educação básica, ainda em seu processo formativo, fortaleceu o vínculo com a realidade da Geografia escolar. As experiências demonstram e reforçam a importância do PIBID na formação dos professores e como as ações concebidas e implementadas podem influenciar na realidade das escolas com a produção de conhecimentos, visando a melhoria da qualidade de ensino nas redes públicas.