Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FANZINE: RECURSO DIDÁTICO PARA APRENDIZAGEM ATIVA E INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE ARTE E HISTÓRIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88812
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1879
    "inscrito_id" => 13728
    "titulo" => "FANZINE: RECURSO DIDÁTICO PARA APRENDIZAGEM ATIVA E INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE ARTE E HISTÓRIA"
    "resumo" => "O presente relato é resultado de pesquisa-ação desenvolvida na Formação Continuada realizada junto aos professores de Arte e História da rede municipal de educação de Teotônio Vilela -AL, com vistas a proposta do uso das fanzines como recurso didático interdisciplinar na aprendizagem ativa do ensino de Arte e História, com o intuito de incentivar aulas mais dinâmicas, colocando o professor como mediador de uma aprendizagem significativa e proporcionando aos discentes autonomia no processo de produção do conhecimento, estimulando a interação aluno-professor, aluno-aluno e aluno-fanzine/recurso didático. Fanzines são revistas artesanais, produzidas com o objetivo de compartilhar com o público algo de interesse de seu autor e demonstra grande potencial didático. Tendo alguns artigos produzidos sobre o tema, como “Utilização de Fanzines como recurso didático em sala de aula” de Bianca Romênia Lima Lobo, entre outros que serão abordados na fundamentação teórica desse trabalho, ainda se apresenta pouco explorado nas práticas docentes e durante o Encontro de Formação Continuada para os professores do componente curricular de Arte e História, despertou interesse dos professores por ser de simples execução e de grande estimulo criativo, podendo ser desenvolvido usando recursos diversos, desde recortes de livros ao uso de desenhos autorais. Na perspectiva de uma educação interdisciplinar, o fanzine aponta para um campo fértil, apresentando resultados positivos relacionados a participação ativa dos alunos e a possibilidade de lançar uma nova forma de expressão em relação aos conteúdos apreendidos em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13728_TB1879_15072022211328.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE CAROLINE ROCHA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE"
    "autor_email" => "caroline.ecro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88812
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1879
    "inscrito_id" => 13728
    "titulo" => "FANZINE: RECURSO DIDÁTICO PARA APRENDIZAGEM ATIVA E INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE ARTE E HISTÓRIA"
    "resumo" => "O presente relato é resultado de pesquisa-ação desenvolvida na Formação Continuada realizada junto aos professores de Arte e História da rede municipal de educação de Teotônio Vilela -AL, com vistas a proposta do uso das fanzines como recurso didático interdisciplinar na aprendizagem ativa do ensino de Arte e História, com o intuito de incentivar aulas mais dinâmicas, colocando o professor como mediador de uma aprendizagem significativa e proporcionando aos discentes autonomia no processo de produção do conhecimento, estimulando a interação aluno-professor, aluno-aluno e aluno-fanzine/recurso didático. Fanzines são revistas artesanais, produzidas com o objetivo de compartilhar com o público algo de interesse de seu autor e demonstra grande potencial didático. Tendo alguns artigos produzidos sobre o tema, como “Utilização de Fanzines como recurso didático em sala de aula” de Bianca Romênia Lima Lobo, entre outros que serão abordados na fundamentação teórica desse trabalho, ainda se apresenta pouco explorado nas práticas docentes e durante o Encontro de Formação Continuada para os professores do componente curricular de Arte e História, despertou interesse dos professores por ser de simples execução e de grande estimulo criativo, podendo ser desenvolvido usando recursos diversos, desde recortes de livros ao uso de desenhos autorais. Na perspectiva de uma educação interdisciplinar, o fanzine aponta para um campo fértil, apresentando resultados positivos relacionados a participação ativa dos alunos e a possibilidade de lançar uma nova forma de expressão em relação aos conteúdos apreendidos em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13728_TB1879_15072022211328.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE CAROLINE ROCHA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE"
    "autor_email" => "caroline.ecro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente relato é resultado de pesquisa-ação desenvolvida na Formação Continuada realizada junto aos professores de Arte e História da rede municipal de educação de Teotônio Vilela -AL, com vistas a proposta do uso das fanzines como recurso didático interdisciplinar na aprendizagem ativa do ensino de Arte e História, com o intuito de incentivar aulas mais dinâmicas, colocando o professor como mediador de uma aprendizagem significativa e proporcionando aos discentes autonomia no processo de produção do conhecimento, estimulando a interação aluno-professor, aluno-aluno e aluno-fanzine/recurso didático. Fanzines são revistas artesanais, produzidas com o objetivo de compartilhar com o público algo de interesse de seu autor e demonstra grande potencial didático. Tendo alguns artigos produzidos sobre o tema, como “Utilização de Fanzines como recurso didático em sala de aula” de Bianca Romênia Lima Lobo, entre outros que serão abordados na fundamentação teórica desse trabalho, ainda se apresenta pouco explorado nas práticas docentes e durante o Encontro de Formação Continuada para os professores do componente curricular de Arte e História, despertou interesse dos professores por ser de simples execução e de grande estimulo criativo, podendo ser desenvolvido usando recursos diversos, desde recortes de livros ao uso de desenhos autorais. Na perspectiva de uma educação interdisciplinar, o fanzine aponta para um campo fértil, apresentando resultados positivos relacionados a participação ativa dos alunos e a possibilidade de lançar uma nova forma de expressão em relação aos conteúdos apreendidos em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.