A temática do sentido da vida conjuga vários aspectos que integram o ser humano, perpassando diversos campos do conhecimento. Essa questão tem sido colocada para todas as fases da vida, inclusive para crianças e jovens. Oscar Brenifier, filósofo e educador, e Jacques Després, ilustrador, têm apresentado uma série de livros tratando de questões de amplo escopo, desde as disciplinas do conhecimento até aquelas voltadas para o campo da experiência humana. O livro “O Sentido da vida” desses autores se enquadra em um conjunto de obras que procuram suscitar reflexões de cunho filosófico sobre a temática em tela. Este artigo objetiva analisar essa obra considerando-se os aspectos conteudísticos e argumentativos traçados em sua relação com a educação, tendo por base a análise textual dos discursos, do ponto de vista metodológico, e a Logoterapia, como fundamentação teórica para o sentido da vida. Verificamos, na análise, uma abordagem de enumeração de perguntas que colocam a problemática do sentido da vida em um jogo de representações discursivas dispares e contrapostas, associadas à dimensão mais individual. Diferentemente de outras obras dos autores nas quais se expõe algum conteúdo sobre a temática em questão, neste livro se pontua visões contrapostas colocadas sob a forma de perguntas. Alguns aspectos recorrentes são vislumbrados: a) algumas perguntas apontam para uma Pedagogia lenta, serena e saudável; b) uma “dicotomização” da abordagem; c) uma redução do discurso ao enfoque de tipos de pessoas que apresentam essa ou aquela visão de mundo sobre o sentido da vida. Concluímos que as abordagens dos outros livros desses autores parecem se coadunar melhor a uma perspectiva mais educativa, apresentado melhor a complexidade das temáticas. O livro analisado apresenta, de modo parcial, a questão do sentido da vida, não resgatando toda a complexidade necessária.