O “SENTIDO DA VIDA” PELAS LENTES DE OSCAR BRENIFIER E JACQUES DESPRÉS: UMA ANÁLISE TEXTUAL-DISCURSIVA DA PROPOSTA EDUCATIVA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88826 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1897 "inscrito_id" => 2669 "titulo" => "O “SENTIDO DA VIDA” PELAS LENTES DE OSCAR BRENIFIER E JACQUES DESPRÉS: UMA ANÁLISE TEXTUAL-DISCURSIVA DA PROPOSTA EDUCATIVA" "resumo" => "A temática do sentido da vida conjuga vários aspectos que integram o ser humano, perpassando diversos campos do conhecimento. Essa questão tem sido colocada para todas as fases da vida, inclusive para crianças e jovens. Oscar Brenifier, filósofo e educador, e Jacques Després, ilustrador, têm apresentado uma série de livros tratando de questões de amplo escopo, desde as disciplinas do conhecimento até aquelas voltadas para o campo da experiência humana. O livro “O Sentido da vida” desses autores se enquadra em um conjunto de obras que procuram suscitar reflexões de cunho filosófico sobre a temática em tela. Este artigo objetiva analisar essa obra considerando-se os aspectos conteudísticos e argumentativos traçados em sua relação com a educação, tendo por base a análise textual dos discursos, do ponto de vista metodológico, e a Logoterapia, como fundamentação teórica para o sentido da vida. Verificamos, na análise, uma abordagem de enumeração de perguntas que colocam a problemática do sentido da vida em um jogo de representações discursivas dispares e contrapostas, associadas à dimensão mais individual. Diferentemente de outras obras dos autores nas quais se expõe algum conteúdo sobre a temática em questão, neste livro se pontua visões contrapostas colocadas sob a forma de perguntas. Alguns aspectos recorrentes são vislumbrados: a) algumas perguntas apontam para uma Pedagogia lenta, serena e saudável; b) uma “dicotomização” da abordagem; c) uma redução do discurso ao enfoque de tipos de pessoas que apresentam essa ou aquela visão de mundo sobre o sentido da vida. Concluímos que as abordagens dos outros livros desses autores parecem se coadunar melhor a uma perspectiva mais educativa, apresentado melhor a complexidade das temáticas. O livro analisado apresenta, de modo parcial, a questão do sentido da vida, não resgatando toda a complexidade necessária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID2669_TB1897_01122022215532.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ AUGUSTO DINIZ LIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ AUGUSTO" "autor_email" => "andreaugustoufcg@gmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88826 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1897 "inscrito_id" => 2669 "titulo" => "O “SENTIDO DA VIDA” PELAS LENTES DE OSCAR BRENIFIER E JACQUES DESPRÉS: UMA ANÁLISE TEXTUAL-DISCURSIVA DA PROPOSTA EDUCATIVA" "resumo" => "A temática do sentido da vida conjuga vários aspectos que integram o ser humano, perpassando diversos campos do conhecimento. Essa questão tem sido colocada para todas as fases da vida, inclusive para crianças e jovens. Oscar Brenifier, filósofo e educador, e Jacques Després, ilustrador, têm apresentado uma série de livros tratando de questões de amplo escopo, desde as disciplinas do conhecimento até aquelas voltadas para o campo da experiência humana. O livro “O Sentido da vida” desses autores se enquadra em um conjunto de obras que procuram suscitar reflexões de cunho filosófico sobre a temática em tela. Este artigo objetiva analisar essa obra considerando-se os aspectos conteudísticos e argumentativos traçados em sua relação com a educação, tendo por base a análise textual dos discursos, do ponto de vista metodológico, e a Logoterapia, como fundamentação teórica para o sentido da vida. Verificamos, na análise, uma abordagem de enumeração de perguntas que colocam a problemática do sentido da vida em um jogo de representações discursivas dispares e contrapostas, associadas à dimensão mais individual. Diferentemente de outras obras dos autores nas quais se expõe algum conteúdo sobre a temática em questão, neste livro se pontua visões contrapostas colocadas sob a forma de perguntas. Alguns aspectos recorrentes são vislumbrados: a) algumas perguntas apontam para uma Pedagogia lenta, serena e saudável; b) uma “dicotomização” da abordagem; c) uma redução do discurso ao enfoque de tipos de pessoas que apresentam essa ou aquela visão de mundo sobre o sentido da vida. Concluímos que as abordagens dos outros livros desses autores parecem se coadunar melhor a uma perspectiva mais educativa, apresentado melhor a complexidade das temáticas. O livro analisado apresenta, de modo parcial, a questão do sentido da vida, não resgatando toda a complexidade necessária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID2669_TB1897_01122022215532.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ AUGUSTO DINIZ LIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ AUGUSTO" "autor_email" => "andreaugustoufcg@gmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }