A HISTÓRIA EM QUADRINHOS, O ENSINO DE MATEMÁTICA E O AUTISMO: O QUE ISSO TEM EM COMUM?
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91019 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4890 "inscrito_id" => 18360 "titulo" => "A HISTÓRIA EM QUADRINHOS, O ENSINO DE MATEMÁTICA E O AUTISMO: O QUE ISSO TEM EM COMUM?" "resumo" => "A história em quadrinhos contagia a todos de forma encantadora e é uma grande aliada para o ensino da Matemática. Nesse contexto o presente trabalho tem como objetivo apresentar estratégias realizando para o ensino de Matemática de alunos autistas durante a Pandemia do COVID-19, o qual Brasil e o mundo tiveram que se adaptar ao ensino remoto. Durante o ensino de frações, assunto que permeia toda Educação Básica, desenvolvemos uma propostas de atividades utilizando quadrinhos para uma abordagem diferenciada da temática. Os quadrinhos educativos tornam as aulas mais divertidas e descontraídas, levando uma maior interação e engajamento na prática, possuem grande potencial para o ensino de Matemática para alunos autistas. Utiliza-se uma metodologia qualitativa de cunho descritivo, que resultou na construção de duas propostas didáticas. A primeira promove provocações iniciais para mobilização de conhecimentos prévios. A segunda proposta apresenta representações quadradas da soma e subtração de frações. Assim, o estudo propõe aos professores um guia prático para direcioná-los em suas práticas educativas, a fim de familiarizá-los com o recurso dos quadrinhos, podendo adaptá-los para atender seus objetivos, tempo e público. Nessa perspectiva, compreende-se que a prática com quadrinhos pode ser incorporada às aulas de matemática, como também, com ela, desmistifica-se a ideia de sub leitura, para que, assim, haja a sensibilização e a familiarização com a linguagem, promovendo uma perspectiva formativa significante na atuação do magistério no ensino de Educação Básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID18360_TB4890_03102022213640.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA CRISTINA SANTOS" "autor_nome_curto" => "Débora Cristina" "autor_email" => "tendeborasantos.cmr2020@g" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91019 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4890 "inscrito_id" => 18360 "titulo" => "A HISTÓRIA EM QUADRINHOS, O ENSINO DE MATEMÁTICA E O AUTISMO: O QUE ISSO TEM EM COMUM?" "resumo" => "A história em quadrinhos contagia a todos de forma encantadora e é uma grande aliada para o ensino da Matemática. Nesse contexto o presente trabalho tem como objetivo apresentar estratégias realizando para o ensino de Matemática de alunos autistas durante a Pandemia do COVID-19, o qual Brasil e o mundo tiveram que se adaptar ao ensino remoto. Durante o ensino de frações, assunto que permeia toda Educação Básica, desenvolvemos uma propostas de atividades utilizando quadrinhos para uma abordagem diferenciada da temática. Os quadrinhos educativos tornam as aulas mais divertidas e descontraídas, levando uma maior interação e engajamento na prática, possuem grande potencial para o ensino de Matemática para alunos autistas. Utiliza-se uma metodologia qualitativa de cunho descritivo, que resultou na construção de duas propostas didáticas. A primeira promove provocações iniciais para mobilização de conhecimentos prévios. A segunda proposta apresenta representações quadradas da soma e subtração de frações. Assim, o estudo propõe aos professores um guia prático para direcioná-los em suas práticas educativas, a fim de familiarizá-los com o recurso dos quadrinhos, podendo adaptá-los para atender seus objetivos, tempo e público. Nessa perspectiva, compreende-se que a prática com quadrinhos pode ser incorporada às aulas de matemática, como também, com ela, desmistifica-se a ideia de sub leitura, para que, assim, haja a sensibilização e a familiarização com a linguagem, promovendo uma perspectiva formativa significante na atuação do magistério no ensino de Educação Básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID18360_TB4890_03102022213640.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA CRISTINA SANTOS" "autor_nome_curto" => "Débora Cristina" "autor_email" => "tendeborasantos.cmr2020@g" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }