O PROFESSOR COMO MEDIADOR DO ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90836 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4626 "inscrito_id" => 9534 "titulo" => "O PROFESSOR COMO MEDIADOR DO ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A presente pesquisa traz a figura do professor de história como o sujeito mediador do conhecimento e deixando de ser um mero transmissor para ser mais um orientador, um estimulador que leva os alunos a construírem seus próprios conceitos, valores, desenvolvendo desta forma a sua criticidade. Diante de cenários em que alunos não demonstram ter interesse nessa disciplina, seja por falta de compatibilidade ou afinidade com a área de humanas ou mesmo por achar desinteressante a forma como o ensino é abordado, busca-se destacar os pontos positivos de ser um professor mediador do conhecimento, que faz uso de diversas metodologias para alcançar resultados positivos na aprendizagem de seus educandos. Mostrando que o professor mediador cria condições favoráveis para assimilação do conhecimento de seu aluno, induzindo o relacionar às informações recebidas com a realidade social em que este aprendiz vive, dando mais significado ao que se aprende. Destaca que para ser um professor mediador do conhecimento, o mesmo precisa estar preparado para tal ato, buscar sempre atualizar seus conhecimentos de forma que este possa envolver o aluno a participar do assunto abordado mostrando que o ensino de História é fundamental para elaborar um pensamento crítico e obter uma postura critica capaz de contribuir para as mudanças sociais necessárias de uma sociedade. No entanto, será abordado o papel da escola e como este ambiente pode contribuir ou prejudicar o desempenho deste professor em sua prática docente, se a mesma não oferecer as condições necessárias para que este ensino seja colocado em prática. Outro ponto a ser discutido, foi o uso das novas tecnologias da informação e a comunicação como método mediador no ensino de história, buscando observar se há maior demonstração de interesse dos alunos quando a aula é feita com o uso dessas tecnologias. Quanto à metodologia da pesquisa, será bibliográfica e de campo, será feita por meio de questionários com professores do ensino médio e das séries finais do ensino fundamental de duas escolas na cidade de Balsas–MA. Ao concluir a investigação pretende-se avaliar as metodologias usadas por esses professores e como estas podem ser compartilhadas com outras escolas para que as mesmas tenham resultados positivos na aprendizagem de seus alunos com relação ao ensino de história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9534_TB4626_19092022221157.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS PINHO" "autor_nome_curto" => "MARIA DA CONCEIÇÃO" "autor_email" => "ceicapinho7@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90836 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4626 "inscrito_id" => 9534 "titulo" => "O PROFESSOR COMO MEDIADOR DO ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A presente pesquisa traz a figura do professor de história como o sujeito mediador do conhecimento e deixando de ser um mero transmissor para ser mais um orientador, um estimulador que leva os alunos a construírem seus próprios conceitos, valores, desenvolvendo desta forma a sua criticidade. Diante de cenários em que alunos não demonstram ter interesse nessa disciplina, seja por falta de compatibilidade ou afinidade com a área de humanas ou mesmo por achar desinteressante a forma como o ensino é abordado, busca-se destacar os pontos positivos de ser um professor mediador do conhecimento, que faz uso de diversas metodologias para alcançar resultados positivos na aprendizagem de seus educandos. Mostrando que o professor mediador cria condições favoráveis para assimilação do conhecimento de seu aluno, induzindo o relacionar às informações recebidas com a realidade social em que este aprendiz vive, dando mais significado ao que se aprende. Destaca que para ser um professor mediador do conhecimento, o mesmo precisa estar preparado para tal ato, buscar sempre atualizar seus conhecimentos de forma que este possa envolver o aluno a participar do assunto abordado mostrando que o ensino de História é fundamental para elaborar um pensamento crítico e obter uma postura critica capaz de contribuir para as mudanças sociais necessárias de uma sociedade. No entanto, será abordado o papel da escola e como este ambiente pode contribuir ou prejudicar o desempenho deste professor em sua prática docente, se a mesma não oferecer as condições necessárias para que este ensino seja colocado em prática. Outro ponto a ser discutido, foi o uso das novas tecnologias da informação e a comunicação como método mediador no ensino de história, buscando observar se há maior demonstração de interesse dos alunos quando a aula é feita com o uso dessas tecnologias. Quanto à metodologia da pesquisa, será bibliográfica e de campo, será feita por meio de questionários com professores do ensino médio e das séries finais do ensino fundamental de duas escolas na cidade de Balsas–MA. Ao concluir a investigação pretende-se avaliar as metodologias usadas por esses professores e como estas podem ser compartilhadas com outras escolas para que as mesmas tenham resultados positivos na aprendizagem de seus alunos com relação ao ensino de história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9534_TB4626_19092022221157.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS PINHO" "autor_nome_curto" => "MARIA DA CONCEIÇÃO" "autor_email" => "ceicapinho7@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }