Este estudo visa discorrer acerca das contribuições dos tratados de Piaget e Vygotsky para o processo de ensino-aprendizagem. Os mesmos discutem essas teorias em duas perspectivas, Piaget ao tratar a produção do conhecimento como resultado da interação entre o indivíduo e o meio, ele concebe a criança como um sujeito ativo, criticando a escola tradicional baseada nas perspectivas inatistas ou empiristas, em que os métodos de ensino são o ponto central, já Vigotsky, no seu entender a criança já nasce num mundo social e, desde o nascimento, vai formando uma visão desse mundo através da interação com adultos ou crianças mais experientes. Nesse sentido o objetivo deste trabalho foi estabelecer algumas convergências e divergências conceituais dos autores citados no que concerne a compreensão do desenvolvimento do sujeito e deste no processo de ensino-aprendizagem. Como método de pesquisa foi utilizado para esta análise, uma pesquisa bibliográfica que trouxe aspectos relativos às concepções e fundamentações teóricas de Piaget e Vygotsky no que diz respeito à formação dos seus conceitos e conforme suas peculiaridades. Diante do exposto embora as convergências e divergências apresentem-se entre essas e/ou demais teorias, é indiscutível que tais teorias trouxeram significativas contribuições, conforme suas peculiaridades, para a compreensão do desenvolvimento humano e, especial, para o entendimento de vários aspectos do processo de ensino-aprendizagem. Ambos os teóricos consideraram questões cruciais da vida humana, como relações sujeito-mundo, sujeito-sujeito, cotidiano, vida social, bem como, o papel das instituições como fatores de essencial interferência no desenvolvimento e aprendizagem dos sujeitos.