O presente ensaio dialético tem por objetivo identificar concepções dos docentes que atuam na educação especial sobre a aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual, buscando averiguar como estes compreendem esse processo, bem como suas percepções sobre o papel da mediação na aprendizagem. O estudo é qualitativo e documental na qual analisa dos documentos da Educação Básica na modalidade de Educação Especial para deficiente intelectual do Estado do Amazonas. O estudo contou com a análise dos estudos Vygotski (1983) teorizou sobre a psicologia e apresentou importantes estudos no campo do desenvolvimento humano e da deficiência. Segundo Barroco (2011), na área da deficiência, destaca-se a obra "Fundamentos da defectologia", na qual o autor discorre sobre o deficiente e sua educação e explica as leis gerais do desenvolvimento humano para as pessoas com e sem deficiência, sendo considerado como um dos criadores da Psicologia Especial. A mesma autora afirma que para Vigotski o desenvolvimento intelectual poderia se dar por mecanismos compensatórios e as pessoas com deficiência não estariam condenadas ao fracasso. Os principais resultados permitiram compreender que o documento oficial que descreve as políticas públicas da Educação Especial no Estado do Amazonas demonstra que a aprendizagem e desenvolvimento do estudante com deficiência ocorre de forma lenta, justificado pela limitação deste, e que a mediação docente não é vista como de fundamental importância para o aprendizado e desenvolvimento do mesmo. Estes resultados apontam para o fato destes docentes estarem desenvolvendo sua prática pedagógica ancorada numa visão segregacionista do estudante com deficiência, Dessa forma, é essencial oferta a capacitação na formação docente como linha permanente de aperfeiçoamento contínuo para um práxis pedagógica de efetiva na sala de aula.