A Inclusão de estudantes Surdos na escola regular e, consequentemente na sociedade, caminha paralelamente à urgência de preparar os estudantes ouvintes para acolherem os discentes Surdos na convivência. Nesse sentido, a presente pesquisa parte da problemática: de que modo o ensino de Libras pode contribuir para o desenvolvimento de ações comunicativas entre estudantes surdos e ouvintes, na perspectiva de inclusão dos estudantes surdos? A pesquisa foi conduzida com o objetivo de avaliar as contribuições do curso básico de LIBRAS para estudantes ouvintes e a sua utilização na comunicação com estudantes surdos em uma escola pública do município de Ariquemes / Rondônia. De acordo com a abordagem, trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida no segundo semestre de 2018. Os instrumentos utilizados foram a observação e a entrevista semiestruturada. Ao se averiguar que, nem sempre os estudantes surdos matriculados em classes regulares são acompanhados por intérpretes, ofertou-se um curso básico de Libras, com a carga horária de 40 horas para estudantes ouvintes e com a colaboração do discente surdo. A entrevista semiestruturada possibilitou o contato e o diálogo dos alunos com a pesquisadora e com a finalidade de ouvir os participantes da pesquisa, caracterizando a fase de avaliação da pesquisa-ação realizada. A análise de dados foi realizada na perspectiva de análise de conteúdos proposta por Bardin (1977). A culminância da ação resultou na confecção de material pedagógico de apoio em Libras que foi disponibilizado para a Secretaria de Educação do Estado de Rondônia. Os resultados apresentados e analisados mostram que a pesquisa- ação proposta contribuiu para uma melhor interação entre os discentes, a partir do curso de LIBRAS, passaram a se comunicar e incluir o estudante surdo em todos os contextos do cotidiano escolar.