O avanço das tecnologias vêm provocando grandes mudanças na vida das pessoas, a exemplo da Robótica em que sua inserção no processo de ensino-aprendizagem tem se mostrado cada vez mais como uma ferramenta capaz de despertar e facilitar a aprendizagem de crianças e adolescentes. Esse artigo tem como objetivo analisar a importância da robótica educacional como ferramenta facilitadora no processo de ensino na Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire em Carnaíba - PE. Trata- se de uma pesquisa de campo do tipo quali-quantitativa, com levantamento de dados através da aplicação de questionário com alunos e professores. A escola campo de pesquisa, oferta educação em tempo integral e atende estudantes do1º ao 3º ano do Ensino médio, possui um laboratório de robótica onde são desenvolvidas as atividades ligadas ao seleto grupo de robótica. Entretanto é uma das poucas escolas que oferta esse componente curricular, pois esse componente não é obrigatório na grade curricular de todas as escolas. Os resultados obtidos mostram que a estrutura e os equipamentos de robótica que a escola possui são bons, e que interferem positivamente na aprendizagem, mas são insuficientes para atender a demanda da escola, os alunos tem que passar por um processo seletivo pois não há material disponível para realização de atividades individuais. A quantidade de equipamentos é insuficiente, o que limita a participação dos estudantes. Os resultados apontam para a importância da disciplina de robótica para a auxiliar no aprendizado, considerando o altos índices de melhoria na capacidade de raciocínio lógico dos alunos, ao participar dessas atividades, além de ser evidente para os docentes a melhora de performance dos alunos nas outras disciplinas, promovida pelos benefícios da robótica educacional.