A CONTRIBUICÃO DA PSICOPEDAGOGIA PARA A PREVENÇÃO E SUPERACAO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE PARNAIBA-PI
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90234 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3681 "inscrito_id" => 14729 "titulo" => "A CONTRIBUICÃO DA PSICOPEDAGOGIA PARA A PREVENÇÃO E SUPERACAO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE PARNAIBA-PI" "resumo" => "A pesquisa voltada para a área da educação surgiu da constância e evidência do fracasso escolar. Nesse a Psicopedagogia vem trazendo estratégias que enfoca a busca de soluções a longo prazo para as questões referentes à educação e ao fracasso escolar. Logo, perguntam-se quais as ações dos especialistas em psicopedagogia para solucionar as dificuldades de aprendizagem de seus alunos? Que conhecimento a Psicopedagogia oferece aos profissionais da educação para atuarem na prevenção e superação das dificuldades de aprendizagens de alunos em escolas de Ensino Fundamental na cidade de Parnaíba? O objetivo da pesquisa é conhecer as contribuições da Psicopedagogia para a prevenção e/ou superação das dificuldades de aprendizagens em escolas do Ensino Fundamental na cidade de Parnaíba. O modelo não experimental, tipo descritiva, com enfoque transversal que consiste na coleta de dados em um momento único. Participaram da pesquisa: psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos clínicos, diretores e coordenadores de escolas de ensino fundamental, professores de escolas públicas e privadas da cidade de Parnaíba com especialização em Psicopedagogia. A coleta de dados se deu no período de janeiro de 2009 a abril de 2010, utilizando entrevista e o questionário. Apesar do conhecimento das limitações próprias de registro e relato de experiências em cursos de formação, faz-se um apanhado das práticas pedagógicas, psicopedagógicos e interdisciplinares pospostas no curso de Psicopedagogia que refletiram na prática dos especialistas em Psicopedagogia nas escolas de Ensino Fundamental. Outra constatação foi referente aos problemas estruturais das escolas, principalmente a escola pública, é importante que seja pensada numa proposta de trabalho direcionada para o investimento na competência profissional dos educadores e estrutura física das escolas, por meio de políticas públicas e maior investimento público na educação para tornar a escola mais inclusiva, uma escola em que as dificuldades de aprendizagem sejam diminuídas ou amenizadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14729_TB3681_23112022215517.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCRÉCIA GOMES SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUCRÉCIA" "autor_email" => "souzalucrecia98@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90234 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3681 "inscrito_id" => 14729 "titulo" => "A CONTRIBUICÃO DA PSICOPEDAGOGIA PARA A PREVENÇÃO E SUPERACAO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE PARNAIBA-PI" "resumo" => "A pesquisa voltada para a área da educação surgiu da constância e evidência do fracasso escolar. Nesse a Psicopedagogia vem trazendo estratégias que enfoca a busca de soluções a longo prazo para as questões referentes à educação e ao fracasso escolar. Logo, perguntam-se quais as ações dos especialistas em psicopedagogia para solucionar as dificuldades de aprendizagem de seus alunos? Que conhecimento a Psicopedagogia oferece aos profissionais da educação para atuarem na prevenção e superação das dificuldades de aprendizagens de alunos em escolas de Ensino Fundamental na cidade de Parnaíba? O objetivo da pesquisa é conhecer as contribuições da Psicopedagogia para a prevenção e/ou superação das dificuldades de aprendizagens em escolas do Ensino Fundamental na cidade de Parnaíba. O modelo não experimental, tipo descritiva, com enfoque transversal que consiste na coleta de dados em um momento único. Participaram da pesquisa: psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos clínicos, diretores e coordenadores de escolas de ensino fundamental, professores de escolas públicas e privadas da cidade de Parnaíba com especialização em Psicopedagogia. A coleta de dados se deu no período de janeiro de 2009 a abril de 2010, utilizando entrevista e o questionário. Apesar do conhecimento das limitações próprias de registro e relato de experiências em cursos de formação, faz-se um apanhado das práticas pedagógicas, psicopedagógicos e interdisciplinares pospostas no curso de Psicopedagogia que refletiram na prática dos especialistas em Psicopedagogia nas escolas de Ensino Fundamental. Outra constatação foi referente aos problemas estruturais das escolas, principalmente a escola pública, é importante que seja pensada numa proposta de trabalho direcionada para o investimento na competência profissional dos educadores e estrutura física das escolas, por meio de políticas públicas e maior investimento público na educação para tornar a escola mais inclusiva, uma escola em que as dificuldades de aprendizagem sejam diminuídas ou amenizadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14729_TB3681_23112022215517.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCRÉCIA GOMES SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUCRÉCIA" "autor_email" => "souzalucrecia98@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }