O presente estudo constitui-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, a qual se apresenta como uma pesquisa básica, com objetivo exploratório no intuito de se obter mais informações referentes à formação inicial de professores de Ciências Biológicas, no campo do Ensino de Ciências. Através deste objetivou-se analisar as principais percepções sobre estágio apresentadas nos relatórios elaborados pelos acadêmicos de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA na modalidade de regência de Ciências no Ensino Fundamental II. Essa pesquisa constitui-se de natureza qualitativa e abordagem descritiva, os dados foram coletados a partir da análise de 15 relatórios de estágio realizados em escolas de Sobral e de cidades conveniadas com a IES no estado do Ceará, no ano de 2019. Trata- se, portanto, de uma pesquisa documental. Pode-se aferir o quanto o estágio supervisionado é elencado como um pilar da formação inicial, sendo expressas inúmeras colocações que ressaltam a importância dessa ação teórico-prática como espaço de vivência e construção profissional. Foram identificados elementos que apresentam esse como um ambiente de reflexão, além de constituir um itinerário riquíssimo de pesquisa. Portanto, o estágio curricular apresentado pelos estagiários como um pilar da matriz curricular e também um processo importante na construção de educadores críticos- reflexivos em consonância com os demais achados nos permite vislumbrar uma formação inicial contundente e bastante eficaz.