A disciplina denominada Inglês para Fins Específicos ministrada nos cursos do IFRJ, campus Rio de Janeiro, tem por base teórica a abordagem LinFE (ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos), cujos referenciais teóricos regem as práticas docentes. A abordagem se apoia em três bases, mais especificamente: necessidades, desejos e lacunas linguísticas. Para tal, o curso parte de um instrumento de análise de necessidades aplicado aos alunos no início de cada um dos cursos da instituição. De posse destas informações, a equipe docente define o estilo das aulas com base em três pontos: (a) nas respostas ao documento, (b) pesquisa de mercado que indica o que se espera do futuro técnico e (c) resultado do teste de nivelamento linguístico da turma. Dessa forma, o professor desempenha funções diferentes das habituais, tais como seleção, análise e produção de materiais, definição de objetivos por turma, desenho de curso, etc. Por sua vez, o aluno participa ativamente em diversos momentos do processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, o tema do estudo é a avaliação, junto aos egressos do IFRJ, dos pontos mais e menos relevantes no curso de inglês dentro do instituto com o objetivo de tornar a aprendizagem da língua mais eficiente, eficaz e significativa para os alunos que ainda estão no curso. O estudo foi desenvolvido por meio de um projeto de pesquisa sob minha responsabilidade junto ao IFRJ. A pesquisa foi de caráter qualitativo e fez uso de questionários - via Google Forms. As informações obtidas foram analisadas a partir de afinidade e recorrência. Os resultados apontam para módulos considerados essenciais e sugestão de novas atividades a serão incluídas. Conclui-se que a pesquisa irá contribuir para a melhora das aulas de inglês para fins específicos, uma vez que enfatizará os pontos mais pertinentes apontados pelos egressos e incluirá os que eles trazem como sugestão.