CONTRIBUIÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS DE APOIO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DA PLATAFORMA DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89737 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3068 "inscrito_id" => 14162 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS DE APOIO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DA PLATAFORMA DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "O presente trabalho é uma análise das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Plataforma Digital: Diálogos em Educação Especial desenvolvido pela Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade de Campanha (MG). O projeto visa atender as demandas vividas pelas instituições educacionais que mediante a legislação atual pressupõe o acesso, permanência e sucesso escolar dos alunos do público-alvo da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação). Para isto, foi realizado um levantamento dos tópicos e atividades desenvolvidas pela plataforma no período de 2021 a agosto de 2022 e uma descrição delas. Concomitantemente foi realizado uma sondagem do número de acessos com intuito de identificar os temas de maior interesse pelo público que utiliza a plataforma. O objetivo desta análise foi identificar a repercussão dos temas propostos. Foram identificados os seguintes tópicos: deficiência(s) visual, auditiva, física, intelectual, múltipla. TGD e altas habilidades/superdotação. Cada tópico elencado, apresenta uma explicação sobre a deficiência abordada e disponibiliza material pedagógico relacionado ao tema com a finalidade de auxiliar a compreensão e o desenvolvimento de atividades que possam auxiliar os educadores. Detectamos também, rodas de conversa, minicursos e podcasts, sobre temas relacionados aos tópicos desenvolvidos pela plataforma. Foram identificadas 9 rodas de conversa, 2 minicursos, 2 capacitações, 2 palestras e 6 podcasts. Sobre o número de acessos dos 6 podcasts os mais visualizados foram os relacionados a Depoimentos de pais de crianças com deficiências visuais e o sobre Laudos de alunos. Com relação as rodas de conversa as mais acessadas foram as relacionadas a Inclusão de crianças com deficiência visual na escola, e Tecnologias assistivas. Com relação as palestras a mias visualizada foi a de Educação inclusiva. A análise demonstrou que plataformas desse tipo podem contribuir significativamente para a obtenção de informações confiáveis sobre a educação especial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14162_TB3068_10082022170708.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARA LÚCIA RODRIGUES COSTA" "autor_nome_curto" => "MARA" "autor_email" => "mara.costa@uemg.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89737 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3068 "inscrito_id" => 14162 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS DE APOIO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DA PLATAFORMA DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "O presente trabalho é uma análise das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Plataforma Digital: Diálogos em Educação Especial desenvolvido pela Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade de Campanha (MG). O projeto visa atender as demandas vividas pelas instituições educacionais que mediante a legislação atual pressupõe o acesso, permanência e sucesso escolar dos alunos do público-alvo da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação). Para isto, foi realizado um levantamento dos tópicos e atividades desenvolvidas pela plataforma no período de 2021 a agosto de 2022 e uma descrição delas. Concomitantemente foi realizado uma sondagem do número de acessos com intuito de identificar os temas de maior interesse pelo público que utiliza a plataforma. O objetivo desta análise foi identificar a repercussão dos temas propostos. Foram identificados os seguintes tópicos: deficiência(s) visual, auditiva, física, intelectual, múltipla. TGD e altas habilidades/superdotação. Cada tópico elencado, apresenta uma explicação sobre a deficiência abordada e disponibiliza material pedagógico relacionado ao tema com a finalidade de auxiliar a compreensão e o desenvolvimento de atividades que possam auxiliar os educadores. Detectamos também, rodas de conversa, minicursos e podcasts, sobre temas relacionados aos tópicos desenvolvidos pela plataforma. Foram identificadas 9 rodas de conversa, 2 minicursos, 2 capacitações, 2 palestras e 6 podcasts. Sobre o número de acessos dos 6 podcasts os mais visualizados foram os relacionados a Depoimentos de pais de crianças com deficiências visuais e o sobre Laudos de alunos. Com relação as rodas de conversa as mais acessadas foram as relacionadas a Inclusão de crianças com deficiência visual na escola, e Tecnologias assistivas. Com relação as palestras a mias visualizada foi a de Educação inclusiva. A análise demonstrou que plataformas desse tipo podem contribuir significativamente para a obtenção de informações confiáveis sobre a educação especial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14162_TB3068_10082022170708.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARA LÚCIA RODRIGUES COSTA" "autor_nome_curto" => "MARA" "autor_email" => "mara.costa@uemg.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }