O objetivo desse trabalho intitulado “ Metodologias Ativas e Práticas Educativas: constantes interações entre o docente e o discente durante a educação básica” é investigar e analisar as metodologias de ensino e práticas educativas desenvolvidas com alunos no decorrer da educação básica, para buscar soluções e metodologias eficientes capazes de sanar os problemas de aprendizagem, através de fonte bibliográfica. Tem como objeto de estudo as metodologias ativas e as práticas educativas. O problema envolve o questionamento: Por que grande parte dos alunos no decorrer da educação básica apresentam problemas de aprendizagem? Será que as metodologias usadas pelos docentes são atrativas a ponto de estimular e motivar estes jovens de forma correta? Tem como público alvo docentes que atuam na educação básica da rede pública de ensino. Segundo Soares (2020, p. 27) “faz-se necessário repensar os estímulos oferecidos aos estudantes, visando favorecer as aprendizagens em uma sala de aula heterogênea, considerando-se as manifestações, as inquietações e as necessidades individuais, [...]. Portanto, faz-se necessário o estudo desse tema. A metodologia está caracterizada como bibliográfica por utilizar fontes teóricas; qualitativa por se apropriar da subjetividade dos autores utilizados; Também se caracteriza por exploratória por investigar e analisar as constantes interações que ocorrem entre professor e aluno na educação básica, aproximando-o da comunidade científica. Os autores utilizados foram: Gadotti (2003),Zabala (1998), Libâneo (2017), Demo (2013), dentre outros.