Esta pesquisa tem o intuito da apropriação dos materiais concretos pelos professores nas turmas multisseriadas dos anos iniciais do ensino fundamental nas aulas de matemática. Para subsidiar a pesquisa faremos uma interlocução com autores Montessori, Piaget, Pestalozzi, Arce, sarmento e Dienes. Esta Pesquisa é de cunho qualitativa , onde os sujeitos são os professores e alunos inseridos nestes espaços.Os dados coletados foram através de observações e entrevistas. Partimos de duas indagações:Como os professores apropriam-se de materiais concretos para explorar conceitos matemáticos nas turmas multisseriadas? Quais os esquemas que os alunos inseridos nestes espaços utilizam para assimilar o processo da matemática? Uma vez que os materiais concretos podem ser utilizados para trabalhar diversos conceitos e seu uso possibilita a curiosidade e a investigação pela matemática, levando o aluno a elaborar perguntas e produzir respostas. Sendo assim, trabalhar com tais materiais favorece o pensamento físico e lógico-matemático promovendo desenvolvimento cognitivo da criança. Essa importância se dá tanto para aprofundar conceitos matemáticos quanto para conviver socialmente, uma vez que fazer inferências e relações entre informações e criar hipóteses é necessário para a vida em sociedade Portanto, acreditamos que uso de material concreto podem alterar as formas de alfabetização matemática aproximando estudantes e professores dos objetos matemáticos, uma vez que permite operá-los, manipulá-los diretamente e até mesmo, transformá-los.