É notável a falta de atenção dada pelos alunos durante as aulas de química, em muitos casos devido a forma acrítica e dissociada da realidade com que a mesma é ministrada, tendo como base aulas que requerem apenas respostas decorativas e com poucas reflexões. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as possibilidades e contribuições do uso de DTICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), na investigação dos conceitos químicos que envolvem os currículos escolares, explorando os níveis de representação do conhecimento químico (macroscópico, submicroscópico e representacional). Isto requer que o aluno use de maneira apropriada múltiplas representações, demandando processos de teorização, construção e reconstrução de modelos que permitam a interpretação da natureza e a elaboração de explicações, favorecendo a operação e o desenvolvimento de hipóteses acerca de fenômenos observáveis e não observáveis. A abordagem se fez por meio de uma sequência didática sobre o conteúdo de ácidos e bases. Os resultados foram obtidos com base na observação das respostas de questionários e exercícios de um grupo de 26 alunos, que estavam cursando o segundo ano do ensino médio, provenientes de uma escola situada no município de Arapiraca - Al. De acordo com a análise das respostas, observamos que o uso de TDICs é capaz contribuir para uma aprendizagem mais significativa, favorecendo a construção de pontes entre os conceitos químicos e o cotidiano dos alunos, aumentando o entendimento dos fenômenos microscópicos e propiciando uma rica interação entre os participantes.