CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO ATRAVÉS DA MATEMÁTICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91001 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4867 "inscrito_id" => 18354 "titulo" => "CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO ATRAVÉS DA MATEMÁTICA" "resumo" => "Em um cenário onde somente no primeiro trimestre de 2022, já ocorreram 14.976 acidentes nas rodovias federais do Brasil, se faz necessário incentivar a Educação para o trânsito, já nas escolas de ensino básico devido ao fato de serem a maior “causa evitável” de mortes, no mundo, de crianças e adolescentes entre 5 e 29 anos, segundo relatório publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2018. Assim cabe a escola chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, através da educação, que consiste no compartilhamento de práticas cotidianas aos semelhantes, já que assim contribui para o desenvolvimento da sociedade. Dessa forma, entendendo que a educação no trânsito não precisa ser trabalhada como algo fora dos componentes curriculares, será utilizada a matemática que se encontra presente nos diferentes contextos, culturais, políticos e sociais, também pode ser vista no trânsito, como por exemplo nas probabilidades e estatísticas de acidentes, aproximando a abstração da matemática a realidade dos estudantes e assim permitindo que ele seja crítico reflexivo e apto a viver em sociedade. O presente artigo visou, através das habilidades desenvolvidas nas aulas de matemática, aguçar o senso crítico dos estudantes diante das diversas informações aos quais são expostos, para que assim haja uma conscientização sobre o respeito as regras de trânsito em uma turma do 7º ano do ensino fundamental dos anos finais de uma escola Municipal do interior de Pernambuco." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID18354_TB4867_03102022201526.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSENAIDE APOLONIA DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSENAIDE" "autor_email" => "professorajosenaidematema" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91001 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4867 "inscrito_id" => 18354 "titulo" => "CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO ATRAVÉS DA MATEMÁTICA" "resumo" => "Em um cenário onde somente no primeiro trimestre de 2022, já ocorreram 14.976 acidentes nas rodovias federais do Brasil, se faz necessário incentivar a Educação para o trânsito, já nas escolas de ensino básico devido ao fato de serem a maior “causa evitável” de mortes, no mundo, de crianças e adolescentes entre 5 e 29 anos, segundo relatório publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2018. Assim cabe a escola chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, através da educação, que consiste no compartilhamento de práticas cotidianas aos semelhantes, já que assim contribui para o desenvolvimento da sociedade. Dessa forma, entendendo que a educação no trânsito não precisa ser trabalhada como algo fora dos componentes curriculares, será utilizada a matemática que se encontra presente nos diferentes contextos, culturais, políticos e sociais, também pode ser vista no trânsito, como por exemplo nas probabilidades e estatísticas de acidentes, aproximando a abstração da matemática a realidade dos estudantes e assim permitindo que ele seja crítico reflexivo e apto a viver em sociedade. O presente artigo visou, através das habilidades desenvolvidas nas aulas de matemática, aguçar o senso crítico dos estudantes diante das diversas informações aos quais são expostos, para que assim haja uma conscientização sobre o respeito as regras de trânsito em uma turma do 7º ano do ensino fundamental dos anos finais de uma escola Municipal do interior de Pernambuco." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID18354_TB4867_03102022201526.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSENAIDE APOLONIA DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSENAIDE" "autor_email" => "professorajosenaidematema" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }