O cotidiano docente é permeado por diversos desafios que por sua vez podem dificultar na inovação de práticas pedagógicas, como exemplo pode-se citar a escassez de recursos educativos, que passa a exigir do professor a busca de ferramentas alternativas que possibilitem uma melhoria no ensino. Nesse contexto, surgem os cordéis com a finalidade de instigar no aluno um envolvimento com os conteúdos trabalhados. Desse modo, este artigo descreve a criação de cordéis por alunos de duas turmas de 2° ano do ensino médio da disciplina de química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Iguatu. Tendo como objetivo geral avaliar uma metodologia criativa para o ensino de química, com o propósito de diferenciar o modo com o qual o professor avalia a aprendizagem de seus alunos. Em vista disso, a metodologia empregada pelo docente foi a da escrita e reescrita orientada, aplicada em três momentos: Apresentação da proposta e levantamento de dados, Criação dos cordéis e Entrega e avaliação das produções. Como resultado obteve 13 cordéis, e neles pôde verificar o empenho e dedicação dos alunos, além de uma excelente abordagem dos conceitos químicos através de rimas criativas com ênfase no dia a dia do discente. Portanto, conclui-se que esta literatura quando aplicada em sala de aula é capaz de facilitar o processo de ensino e aprendizagem da química, pois a mesma mostrou-se eficaz em termos de uma melhor compreensão e fixação dos conceitos químicos recém adquiridos pelos estudantes.