FRANÇA, Anilda Souza. Tessituras e vivências = construções de currículo. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89878>. Acesso em: 26/11/2024 01:00
O presente trabalho objetivou analisar o impacto do incentivo disponibilizado aos professores condizente à formação e as relações estabelecidas com o currículo escolar a fim de refletirem e se reinventar na busca pelo conhecimento a partir da realidade local. (O espaço em que a pesquisa foi realizada encontra-se a sede do município, cuja clientela perfaz um total de 190 alunos e 14 docentes distribuídos em turmas/séries do 2ºao 5º ano do Ensino Fundamental I. As escolas onde os alunos estão matriculados situam-se na sede do município que tem como principal como base econômica a pesca, agricultura e turismo. A metodologia utilizada pautou-se na concepção qualitativa e investigação da história econômica, sócio cultural mediante práticas pedagógicas voltadas para a identidade cultural do município de Alcobaça. Como aporte teórico foram utilizadas obras de Moreira(2011), Lopes (2011), Cortella (2001), França(2018), dentre outros. A seleção de dados para análise do impacto da prática, partiu da coleta de informações mediante escuta de relatos pessoas da comunidade, visita in loco de espaços da sede e do espaço campesino. Este movimento de pesquisa para a tessitura de diálogo e saberes com a comunidade viabilizou aos docentes elementos para a produção de textos pautado na vivencia dos alunos. Nessa perspectiva, estas ações contribuíram na quebra de paradigmas evidenciando as práticas escolares na construção do currículo enquanto ação coletiva, cultural e política. O corpo da pesquisa evidencia as produções realizadas por alunos e docentes, mediados em tempo/espaço da escola. Estes abordam a contribuição de sujeitos na construção do patrimônio e da história cultural do município através da educação, dos seus afazeres cotidianamente que atravessam letras, paredes, cantos e contos de vivências seculares impressas nas subjetividades da cultura, da educação no processo de ensinar-aprender pelo significante de construir sentidos no conhecimento.