O presente artigo dar-se-á através do estudo das análises sobre as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Biologia, sendo baseado no estudo quantitativo dos principais desafios enfrentados pelos alunos diariamente em sala de aula. Por sua vez, a pesquisa terá o intuito de acompanhar o desempenho dos discentes no Instituto Federal do Maranhão, Campus Caxias, além de apontar o déficit no aprendizado, e fazer uma análise minuciosa em favor da melhoria do ensino. Em seguida, irá tratar dos fatores geradores para o desinteresse dos mesmos, levando em consideração as dificuldades dos docentes em relação às metodologias utilizadas que, em razão disso, praticam ou tornam aulas mais monótonas. E ainda, a falta de recursos adotados pela direção escolar, conteúdos extensos, falta de praticidade em sala de aula, somado ao desinteresse de parte dos alunos que se encontram desmotivados pelos métodos utilizados pelos docentes. Dito isto, a pesquisa atenta-se ao uso de práticas pedagógicas, onde será trabalhado possíveis adequações aos conteúdos teóricos além de utilização de aulas práticas e interativas. Ainda, pretende-se estimular a capacitação dos docentes e o incentivo inerente da direção escolar a esses principais desafios para a aprendizagem de Biologia.