AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICA DOCENTE SOBRE A POPULAÇÃO BRASILEIRA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89322 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2581 "inscrito_id" => 8668 "titulo" => "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICA DOCENTE SOBRE A POPULAÇÃO BRASILEIRA" "resumo" => "RESUMO As histórias em quadrinhos (HQ) e seus diversos gêneros figuram-se como um meio de comunicação de grande popularidade, principalmente entre os jovens. No contexto da prática docente, os quadrinhos podem ser utilizados de forma interdisciplinar, a partir de diversos enfoques e temáticas, como no ensino de Geografia perante o tema população brasileira. Assim, este artigo tem por objetivo evidenciar como as histórias em quadrinhos contribuem para o ensino de Geografia, a partir de práticas pedagógicas sobre a temática população brasileira. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em educação, resultante de atividades pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Geografia, numa escola pública de ensino fundamental da Paraíba, durante o ano letivo de 2022. A prática docente foi materializada em três momentos: o primeiro contou com a sondagem e explanação da temática população brasileira; o segundo se deu na realização de uma atividade em sala de aula para averiguar a aprendizagem dos alunos; e o terceiro corresponde à produção de HQ. A prática docente evidenciou que as HQ se enquadram como uma alternativa atrativa e motivadora para o ensino de Geografia; tornam as aulas mais dinâmicas; permitem aos alunos fazerem uma leitura geográfica mais atenta sobre a população brasileira, ao relacionar texto e imagens no processo de ensino e aprendizagem; e ainda potencializam a compreensão das diferentes concepções que envolvem a diversidade geográfica do povo do Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8668_TB2581_07082022214834.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEAN SILVANO BARROS" "autor_nome_curto" => "JOSEAN" "autor_email" => "jeancavn@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89322 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2581 "inscrito_id" => 8668 "titulo" => "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICA DOCENTE SOBRE A POPULAÇÃO BRASILEIRA" "resumo" => "RESUMO As histórias em quadrinhos (HQ) e seus diversos gêneros figuram-se como um meio de comunicação de grande popularidade, principalmente entre os jovens. No contexto da prática docente, os quadrinhos podem ser utilizados de forma interdisciplinar, a partir de diversos enfoques e temáticas, como no ensino de Geografia perante o tema população brasileira. Assim, este artigo tem por objetivo evidenciar como as histórias em quadrinhos contribuem para o ensino de Geografia, a partir de práticas pedagógicas sobre a temática população brasileira. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em educação, resultante de atividades pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Geografia, numa escola pública de ensino fundamental da Paraíba, durante o ano letivo de 2022. A prática docente foi materializada em três momentos: o primeiro contou com a sondagem e explanação da temática população brasileira; o segundo se deu na realização de uma atividade em sala de aula para averiguar a aprendizagem dos alunos; e o terceiro corresponde à produção de HQ. A prática docente evidenciou que as HQ se enquadram como uma alternativa atrativa e motivadora para o ensino de Geografia; tornam as aulas mais dinâmicas; permitem aos alunos fazerem uma leitura geográfica mais atenta sobre a população brasileira, ao relacionar texto e imagens no processo de ensino e aprendizagem; e ainda potencializam a compreensão das diferentes concepções que envolvem a diversidade geográfica do povo do Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8668_TB2581_07082022214834.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEAN SILVANO BARROS" "autor_nome_curto" => "JOSEAN" "autor_email" => "jeancavn@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }