PESQUISAS (AUTO)BIOGRÁFICAS EM EDUCAÇÃO NA BAHIA: UM ATO POLÍTICO!
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Como os dispositivos da (auto)biografia são utilizados nas produções acadêmicas em Educação (teses e dissertações), tendo como objeto as narrativas de docentes LGBT+? Principais Resultados obtidos: as pesquisas relacionadas ao DPD no ensino superior trazem timidamente a abordagem autobiográfica; b) as pesquisas (auto)biográficas na EJA promovem o protagonismo docente, com foco para a formação de professores; c) muitos dos dispositivos encontrados nas produções acadêmicas (dissertações e teses) são utilizados de forma equivocada, considerando os aportes teóricos-metodológicos amparados nas abordagens (auto)biográficas e das narrativas de vida. Assim, conclui-se que os estudos na perspectiva (auto)biográficas são promissores na área da Educação, direcionados à formação de professoras(es) e de discentes, permitindo dar visibilidade àquelas(es) que historicamente foram assujeitadas(os) e silenciadas(os) no cenário educativo, político e científico." 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