PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REPENSANDO E RESSIGNIFICANDO O AVALIAR
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88968 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2098 "inscrito_id" => 13342 "titulo" => "PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REPENSANDO E RESSIGNIFICANDO O AVALIAR" "resumo" => "As interligações relevantes entre os processos de avaliação e o campo da educação são refletidas por muitos autores, trazendo os seguintes questionamentos: avaliar quer dizer o quê? Avaliar quer fazer o quê? As respostas podem ser simples ou não, no entanto, parecem caracterizar possibilidades; não se tem a intenção de respondê-las, talvez, quando muito, tomá-las como mediação da própria prática docente, ainda, como um início de diálogo com outros autores que também apontam considerações sobre esse ato pedagógico. O objetivo deste estudo é esclarecer o avaliar em educação física escolar, trazendo-se um diálogo possível e eficaz, com situações claras, as limitações encontradas no tema que parecem extensas, limitantes, trazendo apenas a compreensão de um aspecto específico do que amplamente seria avaliar. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura, de caráter qualitativo, onde traz a colaboração e contribuições de estudiosos da educação, da Educação Física escolar com o objetivo de ampliar essas reflexões por meio de seus instrumentos, conteúdos e ferramentas pedagógicas. Foram selecionados alguns estudiosos que dialogam sobre o assunto em questão, vinculada à prática já vivenciada pelos discentes e Professores da UFPE-CAV. Diante dessas observações, proposições voltados à educação, o valor avaliativo não está só em determinar quantitativamente a nota dos alunos, mas sim, fundamentando. Precisa-se buscar formas de conhecer as dificuldades que os alunos apresentam frente aos conteúdos e traçar, pensar por meio das metodologias a melhor forma de sanar dificuldades, objetivando o aprendizado. Portanto, avaliar dentro de uma proposta equilibrada de trabalho pedagógico e didático, dentro de um Ser completo, traduz a preocupação e o acompanhamento, a direção de se chegar a um objetivo, a um caminho previamente pensado e estruturado que conduzirá a um resultado; esta que será a resposta deste acompanhamento prestado, deste caminho traçado, obtendo o diagnóstico positivo ou negativo, deste avaliar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13342_TB2098_27072022013246.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIDÁRIO CARLOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCIDÁRIO" "autor_email" => "dario.carlos321@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88968 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2098 "inscrito_id" => 13342 "titulo" => "PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REPENSANDO E RESSIGNIFICANDO O AVALIAR" "resumo" => "As interligações relevantes entre os processos de avaliação e o campo da educação são refletidas por muitos autores, trazendo os seguintes questionamentos: avaliar quer dizer o quê? Avaliar quer fazer o quê? As respostas podem ser simples ou não, no entanto, parecem caracterizar possibilidades; não se tem a intenção de respondê-las, talvez, quando muito, tomá-las como mediação da própria prática docente, ainda, como um início de diálogo com outros autores que também apontam considerações sobre esse ato pedagógico. O objetivo deste estudo é esclarecer o avaliar em educação física escolar, trazendo-se um diálogo possível e eficaz, com situações claras, as limitações encontradas no tema que parecem extensas, limitantes, trazendo apenas a compreensão de um aspecto específico do que amplamente seria avaliar. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura, de caráter qualitativo, onde traz a colaboração e contribuições de estudiosos da educação, da Educação Física escolar com o objetivo de ampliar essas reflexões por meio de seus instrumentos, conteúdos e ferramentas pedagógicas. Foram selecionados alguns estudiosos que dialogam sobre o assunto em questão, vinculada à prática já vivenciada pelos discentes e Professores da UFPE-CAV. Diante dessas observações, proposições voltados à educação, o valor avaliativo não está só em determinar quantitativamente a nota dos alunos, mas sim, fundamentando. Precisa-se buscar formas de conhecer as dificuldades que os alunos apresentam frente aos conteúdos e traçar, pensar por meio das metodologias a melhor forma de sanar dificuldades, objetivando o aprendizado. Portanto, avaliar dentro de uma proposta equilibrada de trabalho pedagógico e didático, dentro de um Ser completo, traduz a preocupação e o acompanhamento, a direção de se chegar a um objetivo, a um caminho previamente pensado e estruturado que conduzirá a um resultado; esta que será a resposta deste acompanhamento prestado, deste caminho traçado, obtendo o diagnóstico positivo ou negativo, deste avaliar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13342_TB2098_27072022013246.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIDÁRIO CARLOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCIDÁRIO" "autor_email" => "dario.carlos321@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }