IMPACTO DA PANDEMIA NO NÍVEL DE CONHECIMENTO E INTERESSE SOBRE CIÊNCIA EM ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88971 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2101 "inscrito_id" => 11437 "titulo" => "IMPACTO DA PANDEMIA NO NÍVEL DE CONHECIMENTO E INTERESSE SOBRE CIÊNCIA EM ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Considerando as possíveis consequências que a pandemia do COVID-19 ocasionou no sistema educacional, o presente trabalho constitui-se de uma análise descritiva sobre o impacto da pandemia no nível de conhecimento e interesse sobre ciência em estudantes do primeiro ano do ensino médio. Para a coleta de dados foi realizado um questionário com 60 estudantes do ensino médio, sendo 30 de uma Escola Estadual de Pendências e 30 de diferentes escolas da rede estadual de ensino de Natal. As perguntas aplicadas foram todas discursivas considerando os seguintes pontos: Natureza da ciência, impacto da ciência na sociedade, impacto da sociedade na ciência e o conhecimento do conteúdo da ciência. Para saber o nível de interesse, foi solicitado que os participantes indicassem o grau de interesse que tinham em assuntos relacionados à ciência, em uma grade de 1 (pouco) a 10 (muito). Dentre os resultados obtidos, observou-se que quando questionados sobre natureza da ciência 75% relacionaram com meio ambiente, 40% afirmaram que a ciência não sofre impacto da sociedade, enquanto que todos afirmaram que a ciência tem um impacto positivo na sociedade, sobre o conhecimento do conteúdo da ciência pouquíssimos alunos conseguiram responder de maneira coerente com a pergunta, no entanto 65% mostram interesse acima de 6 para assuntos relacionados à ciência. Os resultados obtidos mostram que uma pequena quantidade de alunos entendem e têm conhecimento sobre ciência, embora tenham interesse no assunto. Desta forma podemos concluir a importância de aprimorar sequências didáticas que visem contribuir e reforçar a alfabetização científica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID11437_TB2101_27072022040240.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALESKA RODRIGUES MORAIS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VALESKA" "autor_email" => "mvaleskarodrigues@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88971 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2101 "inscrito_id" => 11437 "titulo" => "IMPACTO DA PANDEMIA NO NÍVEL DE CONHECIMENTO E INTERESSE SOBRE CIÊNCIA EM ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Considerando as possíveis consequências que a pandemia do COVID-19 ocasionou no sistema educacional, o presente trabalho constitui-se de uma análise descritiva sobre o impacto da pandemia no nível de conhecimento e interesse sobre ciência em estudantes do primeiro ano do ensino médio. Para a coleta de dados foi realizado um questionário com 60 estudantes do ensino médio, sendo 30 de uma Escola Estadual de Pendências e 30 de diferentes escolas da rede estadual de ensino de Natal. As perguntas aplicadas foram todas discursivas considerando os seguintes pontos: Natureza da ciência, impacto da ciência na sociedade, impacto da sociedade na ciência e o conhecimento do conteúdo da ciência. Para saber o nível de interesse, foi solicitado que os participantes indicassem o grau de interesse que tinham em assuntos relacionados à ciência, em uma grade de 1 (pouco) a 10 (muito). Dentre os resultados obtidos, observou-se que quando questionados sobre natureza da ciência 75% relacionaram com meio ambiente, 40% afirmaram que a ciência não sofre impacto da sociedade, enquanto que todos afirmaram que a ciência tem um impacto positivo na sociedade, sobre o conhecimento do conteúdo da ciência pouquíssimos alunos conseguiram responder de maneira coerente com a pergunta, no entanto 65% mostram interesse acima de 6 para assuntos relacionados à ciência. Os resultados obtidos mostram que uma pequena quantidade de alunos entendem e têm conhecimento sobre ciência, embora tenham interesse no assunto. Desta forma podemos concluir a importância de aprimorar sequências didáticas que visem contribuir e reforçar a alfabetização científica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID11437_TB2101_27072022040240.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALESKA RODRIGUES MORAIS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VALESKA" "autor_email" => "mvaleskarodrigues@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }