CRENÇAS EDUCACIONAIS: UMA CATEGORIA ÚTIL DE ANÁLISE
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88986 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2127 "inscrito_id" => 10471 "titulo" => "CRENÇAS EDUCACIONAIS: UMA CATEGORIA ÚTIL DE ANÁLISE" "resumo" => "Crenças, sociais e/ou religiosas, são comuns a todas as pessoas. Desde que o homem pensa, ele crer em algo – seja em seres místicos e espirituais ou em ideias e concepções sobre a realidade. Assim, crenças são tão velhas quanto se pode averiguar. Ortega y Gasset (2018) advoga que crenças não são ideias que temos, mas ideias que somos; assim, indica crenças como algo que constitui nossa identidade. A partir dessa concepção, pensando especificamente sobre crenças educacionais, vale refletir quais são as crenças que constituem a identidade profissional do pedagogo. Nessa empreitada, no entanto, é necessário averiguar se esse é um assunto investigado em pesquisas educacionais. Assim sendo, objetivo averiguar a ocorrência de pesquisas brasileiras sobre crenças na área da educação. Para tanto, proponho uma pesquisa de abordagem qualitativa (MINAYO, 2019), de natureza exploratória (GIL, 2002). Utilizei o método Pesquisa Bibliográfica para mapear, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a incidência de estudos sobre crenças em Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil. Utilizei os descritores “crenças”, “pedagogia” e “educação”, com a delimitação temporal de 2016-2021 e escolha da opção “Programas de Pós-Graduação em Educação”. Encontrei 16 trabalhos: 9 dissertações e 7 teses. Dos 16, apenas 8 tratavam o conceito de crenças como categoria de estudo e/ou investigação. Os resultados parciais do presente estudo indicam pouca aderência do conceito de crenças como categoria de pesquisa em investigações brasileiras na área da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10471_TB2127_08082022192926.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MÁRIO CARNEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Mário" "autor_email" => "mario.carneiro@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88986 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2127 "inscrito_id" => 10471 "titulo" => "CRENÇAS EDUCACIONAIS: UMA CATEGORIA ÚTIL DE ANÁLISE" "resumo" => "Crenças, sociais e/ou religiosas, são comuns a todas as pessoas. Desde que o homem pensa, ele crer em algo – seja em seres místicos e espirituais ou em ideias e concepções sobre a realidade. Assim, crenças são tão velhas quanto se pode averiguar. Ortega y Gasset (2018) advoga que crenças não são ideias que temos, mas ideias que somos; assim, indica crenças como algo que constitui nossa identidade. A partir dessa concepção, pensando especificamente sobre crenças educacionais, vale refletir quais são as crenças que constituem a identidade profissional do pedagogo. Nessa empreitada, no entanto, é necessário averiguar se esse é um assunto investigado em pesquisas educacionais. Assim sendo, objetivo averiguar a ocorrência de pesquisas brasileiras sobre crenças na área da educação. Para tanto, proponho uma pesquisa de abordagem qualitativa (MINAYO, 2019), de natureza exploratória (GIL, 2002). Utilizei o método Pesquisa Bibliográfica para mapear, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a incidência de estudos sobre crenças em Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil. Utilizei os descritores “crenças”, “pedagogia” e “educação”, com a delimitação temporal de 2016-2021 e escolha da opção “Programas de Pós-Graduação em Educação”. Encontrei 16 trabalhos: 9 dissertações e 7 teses. Dos 16, apenas 8 tratavam o conceito de crenças como categoria de estudo e/ou investigação. Os resultados parciais do presente estudo indicam pouca aderência do conceito de crenças como categoria de pesquisa em investigações brasileiras na área da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10471_TB2127_08082022192926.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MÁRIO CARNEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Mário" "autor_email" => "mario.carneiro@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }