EXPERIMENTAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVER A ESCRITA CIENTÍFICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88988 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2129 "inscrito_id" => 9368 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVER A ESCRITA CIENTÍFICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS" "resumo" => "Há uma crescente necessidade no desenvolvimento de ferramentas que possa instigar o estudante para desenvolvimento da aprendizagem significativa e a explicação e registro das observações conceitos, especialmente, na área de Ciências da Natureza, de modo que não seja priorizado apenas a memorização, mas que o discente possa desenvolver competências e habilidades afim de promover o raciocínio lógico e objetivo podendo dar significado aos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Com foco na aprendizagem e aplicação de equações, explicação de fenômenos, sua aplicabilidade no cotidiano e incentivo a escrita cientifica quanto a assimilação de conceitos científicos. Desse modo o presente trabalho tem como objetivo expor as diferentes possibilidades de exploração cognitiva ao utilizar como ferramenta experimentos com materiais de baixo custo e fácil acesso afim de desenvolver a escrita metodológica e cientifica. Sendo realizada na própria sala de aula e com objetivo de tornar o estudante atuante e protagonista no processo de ensino e aprendizagem, assimilando conceitos científicos de maneira simples e contextualizada. Além de despertar o caráter investigativo, o ato de pensar e resolver problemas, desenvolvendo no estudante o interesse pela produção e a interpretação de dados, fazendo com que se promova o caráter investigativo prático e a exploração de conceitos científicos afim de que o estudante registre e desenvolva a linguagem cientifica para explicação de fenômenos de seu cotidiano. Esse trabalho foi desenvolvido em turmas do Ensino Médio, inicialmente através da seleção de experimentos, discussão e aplicação seguido de normas de metodologia cientifica, orientações e devolutivas de resultados para posterior socialização e intervenção do professor, como resultado obteve-se um desenvolvimento na produção cientifica mas aquém do esperado o que evidencia a necessidade de aplicar estratégias como tratada nesse trabalho e incentivar o protagonismo do estudante evidenciando o quanto experimentos devem ser aplicados em situações do cotiando não dependendo exclusivamente de um laboratório, afinal a teoria não existe sem a prática nem a prática sem a teoria de modo que o docente, segundo Freire, 1994 possa criar possibilidades para sua aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9368_TB2129_27072022142840.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLARICIA DOS SANTOS COSTA" "autor_nome_curto" => "CLARICIA COSTA" "autor_email" => "anaclarici@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88988 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2129 "inscrito_id" => 9368 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVER A ESCRITA CIENTÍFICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS" "resumo" => "Há uma crescente necessidade no desenvolvimento de ferramentas que possa instigar o estudante para desenvolvimento da aprendizagem significativa e a explicação e registro das observações conceitos, especialmente, na área de Ciências da Natureza, de modo que não seja priorizado apenas a memorização, mas que o discente possa desenvolver competências e habilidades afim de promover o raciocínio lógico e objetivo podendo dar significado aos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Com foco na aprendizagem e aplicação de equações, explicação de fenômenos, sua aplicabilidade no cotidiano e incentivo a escrita cientifica quanto a assimilação de conceitos científicos. Desse modo o presente trabalho tem como objetivo expor as diferentes possibilidades de exploração cognitiva ao utilizar como ferramenta experimentos com materiais de baixo custo e fácil acesso afim de desenvolver a escrita metodológica e cientifica. Sendo realizada na própria sala de aula e com objetivo de tornar o estudante atuante e protagonista no processo de ensino e aprendizagem, assimilando conceitos científicos de maneira simples e contextualizada. Além de despertar o caráter investigativo, o ato de pensar e resolver problemas, desenvolvendo no estudante o interesse pela produção e a interpretação de dados, fazendo com que se promova o caráter investigativo prático e a exploração de conceitos científicos afim de que o estudante registre e desenvolva a linguagem cientifica para explicação de fenômenos de seu cotidiano. Esse trabalho foi desenvolvido em turmas do Ensino Médio, inicialmente através da seleção de experimentos, discussão e aplicação seguido de normas de metodologia cientifica, orientações e devolutivas de resultados para posterior socialização e intervenção do professor, como resultado obteve-se um desenvolvimento na produção cientifica mas aquém do esperado o que evidencia a necessidade de aplicar estratégias como tratada nesse trabalho e incentivar o protagonismo do estudante evidenciando o quanto experimentos devem ser aplicados em situações do cotiando não dependendo exclusivamente de um laboratório, afinal a teoria não existe sem a prática nem a prática sem a teoria de modo que o docente, segundo Freire, 1994 possa criar possibilidades para sua aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9368_TB2129_27072022142840.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLARICIA DOS SANTOS COSTA" "autor_nome_curto" => "CLARICIA COSTA" "autor_email" => "anaclarici@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }