Este estudo trata de uma pesquisa que poderá contribuir para o debate no campo da educação não formal, com a pretensão de analisar a atuação e as práticas pedagógicas de pedagogos que atuam em espaços não escolares. Objetiva-se compreender como tem se construído esses saberes que se situam para além dos muros escolares. Busca-se uma fundamentação em aportes teóricos que tratam da educação informal, formal e não formal Gohn (2010), Trilla (2008), Libanêo (1999), com base em Tardif (2010) acreditando que a formação se constitui de saberes, das práticas pedagógicas por Veiga (1994), Freire (1996) partindo do pressuposto que as práticas pedagógicas não significam receitas prontas e acabadas, e envolve dimensões relacionadas à rotina, ao habitus, a formação do professor observando-se o contexto de complexidade e diversidade na qual se inserem. A Pesquisa de cunho qualitativo (Biklen e Bogdan, 1994), apóia-se na abordagem Etnometodológica (Coulon,1995). Corrente sociológica que investiga a forma como os sujeitos constroem seu mundo. A pesquisa encontra-se em andamento, com a construção de conceitos, visitas dos espaços, lócus da investigação, primeiras observações e contatos com os sujeitos envolvidos. Identifica-se que as práticas pedagógicas são redirecionadas no contexto dos espaços não escolares. Espaços estes, que estão sendo ampliados e exigem, de fato, a necessidade do trabalho do pedagogo.