Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES - FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: Educação Não Formal, Espaço Não Escolar, Práticas Pedagógicas Em Espaços Não Escolares Comunicação Oral 21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 159
    "inscrito_id" => 137
    "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES - FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "Este estudo trata de uma pesquisa que poderá contribuir para o debate no campo da educação não formal, com a pretensão de analisar a atuação e as práticas pedagógicas de pedagogos que atuam em espaços não escolares. Objetiva-se compreender como tem se construído esses saberes que se situam para além dos muros escolares. Busca-se uma fundamentação em aportes teóricos que tratam da educação informal, formal e não formal Gohn (2010), Trilla (2008), Libanêo (1999), com base em Tardif (2010) acreditando que a formação se constitui de saberes, das práticas pedagógicas por Veiga (1994), Freire (1996) partindo do pressuposto que as práticas pedagógicas não significam receitas prontas e acabadas, e envolve dimensões relacionadas à rotina, ao habitus, a formação do professor observando-se o contexto de complexidade e diversidade na qual se inserem. A Pesquisa de cunho qualitativo (Biklen e Bogdan, 1994), apóia-se na abordagem Etnometodológica (Coulon,1995). Corrente sociológica que investiga a forma como os sujeitos constroem seu mundo. A pesquisa encontra-se em andamento, com a construção de conceitos, visitas dos espaços, lócus da investigação, primeiras observações e contatos com os sujeitos envolvidos. Identifica-se que as práticas pedagógicas são redirecionadas no contexto dos espaços não escolares. Espaços estes, que estão sendo ampliados e exigem, de fato, a necessidade do trabalho do pedagogo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE"
    "palavra_chave" => "Educação não formal, Espaço não escolar, Práticas pedagógicas em espaços não escolares"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "3988c7f88ebcb58c6ce932b957b6f332.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AYLLANA ARAUJO PINTO"
    "autor_nome_curto" => "AYLLANA"
    "autor_email" => "ayllana_21@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 159
    "inscrito_id" => 137
    "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES - FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "Este estudo trata de uma pesquisa que poderá contribuir para o debate no campo da educação não formal, com a pretensão de analisar a atuação e as práticas pedagógicas de pedagogos que atuam em espaços não escolares. Objetiva-se compreender como tem se construído esses saberes que se situam para além dos muros escolares. Busca-se uma fundamentação em aportes teóricos que tratam da educação informal, formal e não formal Gohn (2010), Trilla (2008), Libanêo (1999), com base em Tardif (2010) acreditando que a formação se constitui de saberes, das práticas pedagógicas por Veiga (1994), Freire (1996) partindo do pressuposto que as práticas pedagógicas não significam receitas prontas e acabadas, e envolve dimensões relacionadas à rotina, ao habitus, a formação do professor observando-se o contexto de complexidade e diversidade na qual se inserem. A Pesquisa de cunho qualitativo (Biklen e Bogdan, 1994), apóia-se na abordagem Etnometodológica (Coulon,1995). Corrente sociológica que investiga a forma como os sujeitos constroem seu mundo. A pesquisa encontra-se em andamento, com a construção de conceitos, visitas dos espaços, lócus da investigação, primeiras observações e contatos com os sujeitos envolvidos. Identifica-se que as práticas pedagógicas são redirecionadas no contexto dos espaços não escolares. Espaços estes, que estão sendo ampliados e exigem, de fato, a necessidade do trabalho do pedagogo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE"
    "palavra_chave" => "Educação não formal, Espaço não escolar, Práticas pedagógicas em espaços não escolares"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "3988c7f88ebcb58c6ce932b957b6f332.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AYLLANA ARAUJO PINTO"
    "autor_nome_curto" => "AYLLANA"
    "autor_email" => "ayllana_21@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este estudo trata de uma pesquisa que poderá contribuir para o debate no campo da educação não formal, com a pretensão de analisar a atuação e as práticas pedagógicas de pedagogos que atuam em espaços não escolares. Objetiva-se compreender como tem se construído esses saberes que se situam para além dos muros escolares. Busca-se uma fundamentação em aportes teóricos que tratam da educação informal, formal e não formal Gohn (2010), Trilla (2008), Libanêo (1999), com base em Tardif (2010) acreditando que a formação se constitui de saberes, das práticas pedagógicas por Veiga (1994), Freire (1996) partindo do pressuposto que as práticas pedagógicas não significam receitas prontas e acabadas, e envolve dimensões relacionadas à rotina, ao habitus, a formação do professor observando-se o contexto de complexidade e diversidade na qual se inserem. A Pesquisa de cunho qualitativo (Biklen e Bogdan, 1994), apóia-se na abordagem Etnometodológica (Coulon,1995). Corrente sociológica que investiga a forma como os sujeitos constroem seu mundo. A pesquisa encontra-se em andamento, com a construção de conceitos, visitas dos espaços, lócus da investigação, primeiras observações e contatos com os sujeitos envolvidos. Identifica-se que as práticas pedagógicas são redirecionadas no contexto dos espaços não escolares. Espaços estes, que estão sendo ampliados e exigem, de fato, a necessidade do trabalho do pedagogo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.