O texto apresenta recortes de uma pesquisa de Iniciação Científica em andamento que tem como objetivo analisar as manifestações de práticas homofóbicas contra jovens mulheres e jovens homens homossexuais praticadas em 02 (dois) espaços escolares públicos de Teresina – PI. Visto que a sexualidade no espaço escolar vem tomando grandes proporções tornando-se uma questão polêmica considerando a multiplicidade de visões, crenças e valores dos diversos atores e atrizes sociais – alunos/as, pais, mães, professores/as e diretores/as, entre outros/as, assim como tabus e preconceitos relacionados. Dessa forma, a temática vem sendo progressivamente discutida por autores/as como Aquino (1997), Borrillo (2001), Louro (1999), Lionço e Diniz (2009), Junqueira (2009) dentre outros/as que a consideram como um tema complexo, necessitando de uma abordagem interdisciplinar a ser investigada. A pesquisa configura-se como um estudo de natureza qualitativa com uso do grupo focal como técnica. A mesma teve início em agosto de 2011 com previsão de término em novembro de 2012, onde como universo de estudo foram escolhidos 02 estabelecimentos de ensino da rede estadual situados na zona Sudeste de Teresina-PI com participação de 12 estudantes de cada instituição. O estudo num primeiro momento configurou-se numa espécie de “garimpagem” bibliográfica, para que se pudesse compreender melhor como o fenômeno da homofobia e suas implicações no contexto escolar em estudos precedentes vem sendo tratado considerando dessa forma, a instituição escola como detentora de um papel social que a responsabiliza pela construção da cidadania e assim, trabalhando na perspectiva de respeito aos Direitos Humanos.