A temática abordada nessa pesquisa é a assistência estudantil no processo formativo, estando situada na área de políticas públicas educacionais e formação inicial. As políticas de assistência estudantil têm por objetivo assegurar que, além de ingressar na universidade, o aluno permaneça, em seus estudos superiores, o que acarreta a superação de um processo historicamente era elitista. O presente trabalho busca identificar a forma como a política pública de assistência estudantil da Universidade Regional do Cariri é tratada em seus documentos oficiais. Para tanto, recorremos aos documentos institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Relatório de Autoavaliação de 2013, pois através deles conseguimos encontrar quais as assistências ofertadas pela universidade, seus impactos na vida dos discentes, sob que óticas foram concebidas e implantadas, quantos e quem são os beneficiários. Nosso objetivo consiste em analisar até que ponto tal política educacional assegura o acesso e viabiliza a permanência e como isso possa refletir no sucesso acadêmico e impedir um maior número de evasões. Traçaremos também a relação entre a assistência e o processo formativo dos alunos, a partir dos fatores econômicos, sociais e pedagógicos. A pesquisa é também bibliográfica, nos servindo como aparato Maria das Graças Rua (1997), Dyane Reis (2014), Pryjma e Winkeler (2014). A metodologia adotada no presente trabalho, conta com a análise dos documentos unidos ao arcabouço teórico.