MINI-HISTÓRIAS: UMA DOCUMENTAÇÃO POTENTE E SENSÍVEL DO COTIDIANO PEDAGÓGICO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89039 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2204 "inscrito_id" => 2609 "titulo" => "MINI-HISTÓRIAS: UMA DOCUMENTAÇÃO POTENTE E SENSÍVEL DO COTIDIANO PEDAGÓGICO" "resumo" => "O presente texto tem como objetivo apresentar experiências vivenciadas em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), durante a participação no Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Alagoas. Nesse sentido, a nossa inserção nesse universo singular nos proporcionou aprendizagens significativas, as quais ampliaram nosso olhar acerca das potencialidades e criatividades das crianças, também nos levou a compreender a forma como elas atuam e constroem suas próprias narrativas, além de aguçar uma escuta mais sensível sobre a infância. Sendo assim, mediante a um olhar e uma escuta atenta pudemos observar falas, comportamentos, sinalizações e interesses. A partir dessas observações buscamos registrá-las de forma que evidenciasse o protagonismo das crianças e promovessem uma reflexão sobre a atuação dos pequenos e sobre o cotidiano pedagógico do CMEI. Nessa perspectiva, nos debruçamos na proposta de documentação por meio das Mini-Histórias, as quais tanto enfatizam o cotidiano educativo como um espaço potente para aprendizagens e interações entre os pares, como também colocam as crianças como centro do fazer pedagógico. Diante desse contexto, buscando ampliar nosso conhecimento acerca da Educação Infantil e da documentação por meio registros, tomamos por base pressupostos teóricos e metodológicos encontrados nas Diretrizes Curriculares nacionais para a Educação Infantil (2010), Base Nacional Comum Curricular (2018), Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Maceió (2015), Fochi (2019), Ostetto (2015), Borba (2006), Rinaldi (2016), Corsaro (2002). Desse modo, evidencia-se que as socializações e as experiências vivenciadas no campo da Educação Infantil, nos oportunizou vivenciar a práxis educativa de modo reflexivo e sensível, e que as Mini-Histórias contribuíram com a construção de uma documentação mais significativa, assim ampliando nosso olhar acerca do protagonismo das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID2609_TB2204_05122022165451.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHERLY LIMA DE SOUZA PARANHOS" "autor_nome_curto" => "CHERLY PARANHOS" "autor_email" => "xerli1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89039 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2204 "inscrito_id" => 2609 "titulo" => "MINI-HISTÓRIAS: UMA DOCUMENTAÇÃO POTENTE E SENSÍVEL DO COTIDIANO PEDAGÓGICO" "resumo" => "O presente texto tem como objetivo apresentar experiências vivenciadas em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), durante a participação no Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Alagoas. Nesse sentido, a nossa inserção nesse universo singular nos proporcionou aprendizagens significativas, as quais ampliaram nosso olhar acerca das potencialidades e criatividades das crianças, também nos levou a compreender a forma como elas atuam e constroem suas próprias narrativas, além de aguçar uma escuta mais sensível sobre a infância. Sendo assim, mediante a um olhar e uma escuta atenta pudemos observar falas, comportamentos, sinalizações e interesses. A partir dessas observações buscamos registrá-las de forma que evidenciasse o protagonismo das crianças e promovessem uma reflexão sobre a atuação dos pequenos e sobre o cotidiano pedagógico do CMEI. Nessa perspectiva, nos debruçamos na proposta de documentação por meio das Mini-Histórias, as quais tanto enfatizam o cotidiano educativo como um espaço potente para aprendizagens e interações entre os pares, como também colocam as crianças como centro do fazer pedagógico. Diante desse contexto, buscando ampliar nosso conhecimento acerca da Educação Infantil e da documentação por meio registros, tomamos por base pressupostos teóricos e metodológicos encontrados nas Diretrizes Curriculares nacionais para a Educação Infantil (2010), Base Nacional Comum Curricular (2018), Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Maceió (2015), Fochi (2019), Ostetto (2015), Borba (2006), Rinaldi (2016), Corsaro (2002). Desse modo, evidencia-se que as socializações e as experiências vivenciadas no campo da Educação Infantil, nos oportunizou vivenciar a práxis educativa de modo reflexivo e sensível, e que as Mini-Histórias contribuíram com a construção de uma documentação mais significativa, assim ampliando nosso olhar acerca do protagonismo das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID2609_TB2204_05122022165451.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHERLY LIMA DE SOUZA PARANHOS" "autor_nome_curto" => "CHERLY PARANHOS" "autor_email" => "xerli1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }