FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA: UM OLHAR PARA A TEMÁTICA A PARTIR DOS ANAIS DO CONEDU
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90020 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3405 "inscrito_id" => 10481 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA: UM OLHAR PARA A TEMÁTICA A PARTIR DOS ANAIS DO CONEDU" "resumo" => "O uso do Laboratório de Ciências/Biologia costuma depender da existência desse espaço na escola e de um professor com formação adequada para explorá-lo no cotidiano escolar. Frente a isso, esse estudo teve como objetivo analisar propostas de formação de professores que articulam o uso do Laboratório de Ciências/Biologia na Educação Básica. Para investigar isso, foi realizado um estudo de natureza qualitativa a partir de uma pesquisa bibliográfica por meio da revisão sistemática de literatura nos anais do Congresso Nacional de Educação, de 2014 a 2021, ou seja, em todas as edições. Após as buscas e triagens, foram analisados cinco trabalhos que dialogavam sobre formação inicial e a formação continuada de professores no que se refere ao uso do Laboratório de Ciências/Biologia. Em síntese, os resultados desse trabalho destacam o desenvolvimento de processos formativos relacionados com a infraestrutura, os equipamentos, os materiais, as vidrarias e os planos de aulas para o uso do Laboratório de Ciências/Biologia. Com esse estudo, foi possível perceber que grande parte das propostas de formação encontradas eram advindas de programas de ensino, como o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o que mais uma vez evidencia a importância desses programas para a formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10481_TB3405_04102022134810.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DANIELLE ARAÚJO MOTA" "autor_nome_curto" => "Dani" "autor_email" => "danielle.araujo@icbs.ufal" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90020 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3405 "inscrito_id" => 10481 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA: UM OLHAR PARA A TEMÁTICA A PARTIR DOS ANAIS DO CONEDU" "resumo" => "O uso do Laboratório de Ciências/Biologia costuma depender da existência desse espaço na escola e de um professor com formação adequada para explorá-lo no cotidiano escolar. Frente a isso, esse estudo teve como objetivo analisar propostas de formação de professores que articulam o uso do Laboratório de Ciências/Biologia na Educação Básica. Para investigar isso, foi realizado um estudo de natureza qualitativa a partir de uma pesquisa bibliográfica por meio da revisão sistemática de literatura nos anais do Congresso Nacional de Educação, de 2014 a 2021, ou seja, em todas as edições. Após as buscas e triagens, foram analisados cinco trabalhos que dialogavam sobre formação inicial e a formação continuada de professores no que se refere ao uso do Laboratório de Ciências/Biologia. Em síntese, os resultados desse trabalho destacam o desenvolvimento de processos formativos relacionados com a infraestrutura, os equipamentos, os materiais, as vidrarias e os planos de aulas para o uso do Laboratório de Ciências/Biologia. Com esse estudo, foi possível perceber que grande parte das propostas de formação encontradas eram advindas de programas de ensino, como o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o que mais uma vez evidencia a importância desses programas para a formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10481_TB3405_04102022134810.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DANIELLE ARAÚJO MOTA" "autor_nome_curto" => "Dani" "autor_email" => "danielle.araujo@icbs.ufal" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }