ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL E ESCOLA PÚBLICA EM: BUSCA ATIVA ESCOLAR- AÇÃO DE PERMANÊNCIA DO ALUNO NA REDE MUNICIPAL - RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PARCERIA ENTRE O INSTITUTO EDUCACIONAL MENINO JESUS E O MUNICÍPIO DE VERA CRUZ-RN.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89693 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3016 "inscrito_id" => 15335 "titulo" => "ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL E ESCOLA PÚBLICA EM: BUSCA ATIVA ESCOLAR- AÇÃO DE PERMANÊNCIA DO ALUNO NA REDE MUNICIPAL - RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PARCERIA ENTRE O INSTITUTO EDUCACIONAL MENINO JESUS E O MUNICÍPIO DE VERA CRUZ-RN." "resumo" => "Esta pesquisa vem apresentar a importância que a parceria entre Organizações da Sociedade Civil (OSC) e instâncias governamentais, como Escolas Públicas, podem contribuir diretamente para o melhor desempenho de ações sociais. Como relato de experiência a pesquisa mostrará como o casamento entre a OSC Instituto Educacional Menino Jesus(IEMJE) e a Secretaria Municipal de Educação e Desporto(SMED) – Vera Cruz/RN, tem sido importante para o desenvolvimento de ações e como a ação do Busca Ativa Escolar foi de fundamental importância para a permanência dos alunos da rede municipal no período de privação social, e todas as transformações que o mundo precisou tomar, mediante as orientações sanitárias durante a pandemia do Coronavírus(COVID-19). Com objetivo de reduzir a evasão, que é a ausência da renovação da matrícula, e abandono escolar, deixar de frequentar as aulas durante o ano letivo, é necessário a realização de ações que possam identificar, registrar, controlar e acompanhar as crianças e adolescentes dos municípios. A ação do Busca Ativa Escolar, por exemplo, contribui diretamente na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB), pois é parte do resultado do fluxo escolar. Contribuindo de forma orçamentária, dentro desta ação, o IEMJE possibilita que a SMED tenha uma equipe multisetorial entre pedagogas, assistentes sociais e psicólogas para acompanhar e garantir o direito constitucional da criança e do adolescente de frequentar e permanecer na escola, para que com seus saberes e aprendizados a partir dela e do convívio familiar, possam se construir como cidadãos e o futuro do nosso país." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15335_TB3016_30112022153220.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCÍLIA RAQUEL GUEDES ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "Lulu" "autor_email" => "lulualbuquerque.5@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89693 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3016 "inscrito_id" => 15335 "titulo" => "ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL E ESCOLA PÚBLICA EM: BUSCA ATIVA ESCOLAR- AÇÃO DE PERMANÊNCIA DO ALUNO NA REDE MUNICIPAL - RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PARCERIA ENTRE O INSTITUTO EDUCACIONAL MENINO JESUS E O MUNICÍPIO DE VERA CRUZ-RN." "resumo" => "Esta pesquisa vem apresentar a importância que a parceria entre Organizações da Sociedade Civil (OSC) e instâncias governamentais, como Escolas Públicas, podem contribuir diretamente para o melhor desempenho de ações sociais. Como relato de experiência a pesquisa mostrará como o casamento entre a OSC Instituto Educacional Menino Jesus(IEMJE) e a Secretaria Municipal de Educação e Desporto(SMED) – Vera Cruz/RN, tem sido importante para o desenvolvimento de ações e como a ação do Busca Ativa Escolar foi de fundamental importância para a permanência dos alunos da rede municipal no período de privação social, e todas as transformações que o mundo precisou tomar, mediante as orientações sanitárias durante a pandemia do Coronavírus(COVID-19). Com objetivo de reduzir a evasão, que é a ausência da renovação da matrícula, e abandono escolar, deixar de frequentar as aulas durante o ano letivo, é necessário a realização de ações que possam identificar, registrar, controlar e acompanhar as crianças e adolescentes dos municípios. A ação do Busca Ativa Escolar, por exemplo, contribui diretamente na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB), pois é parte do resultado do fluxo escolar. Contribuindo de forma orçamentária, dentro desta ação, o IEMJE possibilita que a SMED tenha uma equipe multisetorial entre pedagogas, assistentes sociais e psicólogas para acompanhar e garantir o direito constitucional da criança e do adolescente de frequentar e permanecer na escola, para que com seus saberes e aprendizados a partir dela e do convívio familiar, possam se construir como cidadãos e o futuro do nosso país." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15335_TB3016_30112022153220.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCÍLIA RAQUEL GUEDES ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "Lulu" "autor_email" => "lulualbuquerque.5@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }