EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM OLHAR PARA O LUGAR DO CORPO NA ESCOLA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88416 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1017 "inscrito_id" => 12627 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM OLHAR PARA O LUGAR DO CORPO NA ESCOLA" "resumo" => "Esse estudo teve por objetivo analisar como estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental compreendem a partir da experiência da Educação Física escolar mediada pelas tecnologias digitais no período da pandemia de Covid-19 o lugar do corpo na escola. Esse estudo justifica-se pela necessidade de olharmos para o corpo na escola no retorno às aulas presenciais. Esta pesquisa é qualitativa e descritiva (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e foi realizada com duas escolas da rede municipal de ensino de um município do Vale do Taquari/RS/BRA. Os participantes foram 16 estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, 8 de uma turma do 6.º Ano e 8 de uma turma do 9.º Ano. Em ambas as turmas há o entendimento de que a essência da Educação Física é movimentar-se e, por essa razão, não reivindicam o uso das tecnologias digitais nas aulas. Constata-se que a Educação Física escolar é o lugar onde os alunos sentem que são corpo e interagem com os corpos dos colegas. Quer se trate do corpo do outro ou do meu próprio corpo, Merleau-Ponty (1999) nos diz que não há outro meio de conhecer o corpo humano senão vivê-lo, quer dizer, cada um é corpo na medida em que tem um saber adquirido. Conclui-se que tecnologias digitais foram fundamentais para a continuidade do ensino no período de pandemia de Covid-19, mas no retorno às aulas presenciais os estudantes querem conhecer o mundo pelo próprio corpo, pela vivência das diferentes práticas corporais, reforçando a especificidade da Educação Física na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12627_TB1017_20062022141910.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DERLI JULIANO NEUENFEDLT" "autor_nome_curto" => "DERLI" "autor_email" => "derlijul@univates.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88416 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1017 "inscrito_id" => 12627 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM OLHAR PARA O LUGAR DO CORPO NA ESCOLA" "resumo" => "Esse estudo teve por objetivo analisar como estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental compreendem a partir da experiência da Educação Física escolar mediada pelas tecnologias digitais no período da pandemia de Covid-19 o lugar do corpo na escola. Esse estudo justifica-se pela necessidade de olharmos para o corpo na escola no retorno às aulas presenciais. Esta pesquisa é qualitativa e descritiva (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e foi realizada com duas escolas da rede municipal de ensino de um município do Vale do Taquari/RS/BRA. Os participantes foram 16 estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, 8 de uma turma do 6.º Ano e 8 de uma turma do 9.º Ano. Em ambas as turmas há o entendimento de que a essência da Educação Física é movimentar-se e, por essa razão, não reivindicam o uso das tecnologias digitais nas aulas. Constata-se que a Educação Física escolar é o lugar onde os alunos sentem que são corpo e interagem com os corpos dos colegas. Quer se trate do corpo do outro ou do meu próprio corpo, Merleau-Ponty (1999) nos diz que não há outro meio de conhecer o corpo humano senão vivê-lo, quer dizer, cada um é corpo na medida em que tem um saber adquirido. Conclui-se que tecnologias digitais foram fundamentais para a continuidade do ensino no período de pandemia de Covid-19, mas no retorno às aulas presenciais os estudantes querem conhecer o mundo pelo próprio corpo, pela vivência das diferentes práticas corporais, reforçando a especificidade da Educação Física na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12627_TB1017_20062022141910.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DERLI JULIANO NEUENFEDLT" "autor_nome_curto" => "DERLI" "autor_email" => "derlijul@univates.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }