RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DEVALDO BORGES, GRAVATÁ-PE
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89093 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2272 "inscrito_id" => 13056 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DEVALDO BORGES, GRAVATÁ-PE" "resumo" => "Nos últimos dois anos a educação brasileira vem sofrendo grandes impactos por conta da pandemia do Covid-19. Nessa situação, escolas passaram a disponibilizar suas aulas remotamente e tiveram como principal dificuldade oferecer o ensino de qualidade no modelo remoto, em paralelo outras instituições ficaram totalmente fechadas sem conseguir ofertar as aulas para os discentes. Dessa forma, inúmeros fatores contribuíram para que o processo de ensino e aprendizagem nesse período fosse comprometido, o relatório realizado em 2022 pelo Banco Mundial afirma que 70% das crianças de 10 anos sofrem de pobreza de aprendizagem na América Latina e Caribe. Assim sendo, o ensino da geografia também sofreu interferências que prejudicaram os estudantes compreenderem os conteúdos da disciplina. Isto posto, o presente trabalho visa relatar uma vivência realizada com alunos do 3º ano do ensino médio da Escola de Referencia em Ensino Médio Devaldo Borges do município de Gravatá-PE. Nesse sentido, foi aplicado para os estudantes diversificados recursos didáticos para melhor compreensão do conteúdo de geociências da disciplina de geografia. Assim, Paulo Freire (1996) afirma que ensinar não é transferir conhecimento, o docente precisa criar meios efetivos para sua formação. Portanto, é de suma importância que o processo de construção do conhecimento seja atrativo para os alunos e que também possa despertar neles a criticidade e a reflexão para compreender a realidade em que está inserido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13056_TB2272_28072022000150.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ATHYLAS NATHANAEL ACCIOLY CORREIA" "autor_nome_curto" => "ATHYLAS CORREIA" "autor_email" => "correiaaccioly1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89093 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2272 "inscrito_id" => 13056 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DEVALDO BORGES, GRAVATÁ-PE" "resumo" => "Nos últimos dois anos a educação brasileira vem sofrendo grandes impactos por conta da pandemia do Covid-19. Nessa situação, escolas passaram a disponibilizar suas aulas remotamente e tiveram como principal dificuldade oferecer o ensino de qualidade no modelo remoto, em paralelo outras instituições ficaram totalmente fechadas sem conseguir ofertar as aulas para os discentes. Dessa forma, inúmeros fatores contribuíram para que o processo de ensino e aprendizagem nesse período fosse comprometido, o relatório realizado em 2022 pelo Banco Mundial afirma que 70% das crianças de 10 anos sofrem de pobreza de aprendizagem na América Latina e Caribe. Assim sendo, o ensino da geografia também sofreu interferências que prejudicaram os estudantes compreenderem os conteúdos da disciplina. Isto posto, o presente trabalho visa relatar uma vivência realizada com alunos do 3º ano do ensino médio da Escola de Referencia em Ensino Médio Devaldo Borges do município de Gravatá-PE. Nesse sentido, foi aplicado para os estudantes diversificados recursos didáticos para melhor compreensão do conteúdo de geociências da disciplina de geografia. Assim, Paulo Freire (1996) afirma que ensinar não é transferir conhecimento, o docente precisa criar meios efetivos para sua formação. Portanto, é de suma importância que o processo de construção do conhecimento seja atrativo para os alunos e que também possa despertar neles a criticidade e a reflexão para compreender a realidade em que está inserido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13056_TB2272_28072022000150.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ATHYLAS NATHANAEL ACCIOLY CORREIA" "autor_nome_curto" => "ATHYLAS CORREIA" "autor_email" => "correiaaccioly1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }