OS PASSAGEIROS DA NOITE E AS TESSITURAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: QUEM NÃO SABE LER, NEM ESCREVER PEDE FAVOR. ATÉ QUANDO?
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90164 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3583 "inscrito_id" => 7539 "titulo" => "OS PASSAGEIROS DA NOITE E AS TESSITURAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: QUEM NÃO SABE LER, NEM ESCREVER PEDE FAVOR. ATÉ QUANDO?" "resumo" => "Esta pesquisa de campo teve como objetivo geral pontuar alguns indicadores formativos referentes ao processo de ensino-aprendizagem da educação de jovens e adultos tomando como referência seus desafios e possibilidades em uma escola de rede pública da Bahia. Seus objetivos específicos classificam-se por refletir o processo histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na contemporaneidade, detectar as principais dificuldades encontradas pelos alunos e professores que estão inseridos nessa modalidade de ensino, identificar as principais causas de abandono do Aluno EJA e identificar parcerias que possam contribuir com a melhoria na educação de jovens e adultos. Utilizou-se a metodologia da pesquisa descritiva, exploratória, bibliográfica e estudo de caso para averiguação dos resultados. Acredita-se que para alcançar tais objetivos é necessário que cada escola defina seu currículo, pensar e construir coletivamente seus projetos didáticos que traduzidos em ações de visibilidade as necessidades e as aspirações dos educadores contextualizando, assim o mundo do trabalho e a vida cidadã inerente ao universo multicultural dos jovens e adultos. É a partir dessa perspectiva, da escuta e da concepção de espaços que possibilitem aos sujeitos uma inserção social produtiva, que gostaríamos de refletir de modo mais específico sobre esse fenômeno chamado evasão escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID7539_TB3583_30112022234432.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA ARAÚJO LEAL" "autor_nome_curto" => "DÉBORA ARAÚJO LEAL" "autor_email" => "deboraleal2502@gmail.com" "autor_ies" => "ESTÁCIO DE SÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90164 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3583 "inscrito_id" => 7539 "titulo" => "OS PASSAGEIROS DA NOITE E AS TESSITURAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: QUEM NÃO SABE LER, NEM ESCREVER PEDE FAVOR. ATÉ QUANDO?" "resumo" => "Esta pesquisa de campo teve como objetivo geral pontuar alguns indicadores formativos referentes ao processo de ensino-aprendizagem da educação de jovens e adultos tomando como referência seus desafios e possibilidades em uma escola de rede pública da Bahia. Seus objetivos específicos classificam-se por refletir o processo histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na contemporaneidade, detectar as principais dificuldades encontradas pelos alunos e professores que estão inseridos nessa modalidade de ensino, identificar as principais causas de abandono do Aluno EJA e identificar parcerias que possam contribuir com a melhoria na educação de jovens e adultos. Utilizou-se a metodologia da pesquisa descritiva, exploratória, bibliográfica e estudo de caso para averiguação dos resultados. Acredita-se que para alcançar tais objetivos é necessário que cada escola defina seu currículo, pensar e construir coletivamente seus projetos didáticos que traduzidos em ações de visibilidade as necessidades e as aspirações dos educadores contextualizando, assim o mundo do trabalho e a vida cidadã inerente ao universo multicultural dos jovens e adultos. É a partir dessa perspectiva, da escuta e da concepção de espaços que possibilitem aos sujeitos uma inserção social produtiva, que gostaríamos de refletir de modo mais específico sobre esse fenômeno chamado evasão escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID7539_TB3583_30112022234432.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA ARAÚJO LEAL" "autor_nome_curto" => "DÉBORA ARAÚJO LEAL" "autor_email" => "deboraleal2502@gmail.com" "autor_ies" => "ESTÁCIO DE SÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }