O ENSINO DA MATEMÁTICA COM A CONEXÃO DA LITERATURA INFANTIL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89129 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2326 "inscrito_id" => 12169 "titulo" => "O ENSINO DA MATEMÁTICA COM A CONEXÃO DA LITERATURA INFANTIL" "resumo" => "Este projeto é uma proposta de ensino da matemática com crianças do último ano da educação infantil com 5 e 6 anos de idade no CMEI Judith Maria Brasil da Rocha localizado no município de Camaragibe-PE. Nesta fase infância a matemática ocupa uma posição de destaque em desenvolver de maneira divertida e com exemplos práticos, um aprendizado espontâneo nas crianças. Nesta perspectiva, surgiu à proposta de realizar as aulas utilizando a literatura infantil, propiciando situações com novas experiências e habilidades, sendo um recurso rico em contextos de múltiplas possibilidades de investigação, aprendizado de forma lúdica e atividades direcionadas. Para realizar este projeto além da utilização de diversos livros de literatura que abordavam conceitos matemáticos. Confeccionamos também diversos jogos e materiais pedagógicos com material alternativo e reciclável, como: boliches, dados, latas numéricas, quebra-cabeça, jogos de quantidades, cores e formas. Após algumas atividades realizadas com as crianças e as professoras coletivamente, as docentes passaram a ter mais segurança em abordar os conteúdos matemáticos, estimulando nas crianças a capacidade de interpretação de diversas situações. Assim, a presença da matemática não deve ser vista como componente isolado, mas como conhecimentos ligados às múltiplas vivências das crianças em suas experiências na infância. A Matemática como forma de pensar e agir nos múltiplos espaços de vivências e na organização do pensamento é ponto chave deste projeto. Foi possível realizar um trabalho com a linguagem matemática através da escuta da criança, da atenção a sua fala, respondendo ou conversando de forma coerente aquilo que ela falou e aceitar suas experiências compreendendo o que se ouve a partir do contexto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12169_TB2326_16082022203422.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDECI PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALDECI" "autor_email" => "aldecip13@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89129 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2326 "inscrito_id" => 12169 "titulo" => "O ENSINO DA MATEMÁTICA COM A CONEXÃO DA LITERATURA INFANTIL" "resumo" => "Este projeto é uma proposta de ensino da matemática com crianças do último ano da educação infantil com 5 e 6 anos de idade no CMEI Judith Maria Brasil da Rocha localizado no município de Camaragibe-PE. Nesta fase infância a matemática ocupa uma posição de destaque em desenvolver de maneira divertida e com exemplos práticos, um aprendizado espontâneo nas crianças. Nesta perspectiva, surgiu à proposta de realizar as aulas utilizando a literatura infantil, propiciando situações com novas experiências e habilidades, sendo um recurso rico em contextos de múltiplas possibilidades de investigação, aprendizado de forma lúdica e atividades direcionadas. Para realizar este projeto além da utilização de diversos livros de literatura que abordavam conceitos matemáticos. Confeccionamos também diversos jogos e materiais pedagógicos com material alternativo e reciclável, como: boliches, dados, latas numéricas, quebra-cabeça, jogos de quantidades, cores e formas. Após algumas atividades realizadas com as crianças e as professoras coletivamente, as docentes passaram a ter mais segurança em abordar os conteúdos matemáticos, estimulando nas crianças a capacidade de interpretação de diversas situações. Assim, a presença da matemática não deve ser vista como componente isolado, mas como conhecimentos ligados às múltiplas vivências das crianças em suas experiências na infância. A Matemática como forma de pensar e agir nos múltiplos espaços de vivências e na organização do pensamento é ponto chave deste projeto. Foi possível realizar um trabalho com a linguagem matemática através da escuta da criança, da atenção a sua fala, respondendo ou conversando de forma coerente aquilo que ela falou e aceitar suas experiências compreendendo o que se ouve a partir do contexto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12169_TB2326_16082022203422.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDECI PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALDECI" "autor_email" => "aldecip13@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }