O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROFESSORAR-SE: PRÁTICAS, VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89017 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2177 "inscrito_id" => 13212 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROFESSORAR-SE: PRÁTICAS, VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS" "resumo" => "O presente artigo aborda a questão da formação de professores de Libras, através da prática do estágio supervisionado dentro do curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Caraúbas/RN, considerando a formação no Letras Libras e como a experiência de regência acontece no professorar-se. Tivemos como base teórica o PPC do curso de Libras da UFERSA Caraúbas – RN (2014), utilizamos das teorias de Albres (2014) para formação de professores, vemos com Gesser (2012) algumas reflexões sobre a educação de surdos e a Libras, além de trabalharmos e refletirmos sobre o estágio com Lima e Pimenta (2006), entre outras legislações vigentes. Nos detemos em analisar o Projeto Pedagógico do Curso – PPC do curso de Letras Libras, que também caracteriza o universo da nossa pesquisa, e tratamos sobre o processo de transformação do aluno pesquisador em professor, para isso, utilizamos de um relato de experiência de estágio. De acordo com os nossos estudos, pesquisa e relato, percebemos que o PPC do curso, apesar de ser muito bem planejado, necessitava de modificações, como de fato acontece a cada quatro anos, principalmente para atualizações do currículo e metodologias que possam aperfeiçoar o perfil dos egressos. Os alunos nos estágios sofrem pelas poucas opções de estágio em Libras, e o diário de bordo mostrou a realidade da prática de sala de aula, que precisa ser profissionalizada e aprimorada a cada dia, sendo o professorar-se desafiador, intrigante e com grandes aprendizagens." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13212_TB2177_22092022183908.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ MACX DA COSTA" "autor_nome_curto" => "André Macx" "autor_email" => "andremcxdc0017@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89017 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2177 "inscrito_id" => 13212 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROFESSORAR-SE: PRÁTICAS, VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS" "resumo" => "O presente artigo aborda a questão da formação de professores de Libras, através da prática do estágio supervisionado dentro do curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Caraúbas/RN, considerando a formação no Letras Libras e como a experiência de regência acontece no professorar-se. Tivemos como base teórica o PPC do curso de Libras da UFERSA Caraúbas – RN (2014), utilizamos das teorias de Albres (2014) para formação de professores, vemos com Gesser (2012) algumas reflexões sobre a educação de surdos e a Libras, além de trabalharmos e refletirmos sobre o estágio com Lima e Pimenta (2006), entre outras legislações vigentes. Nos detemos em analisar o Projeto Pedagógico do Curso – PPC do curso de Letras Libras, que também caracteriza o universo da nossa pesquisa, e tratamos sobre o processo de transformação do aluno pesquisador em professor, para isso, utilizamos de um relato de experiência de estágio. De acordo com os nossos estudos, pesquisa e relato, percebemos que o PPC do curso, apesar de ser muito bem planejado, necessitava de modificações, como de fato acontece a cada quatro anos, principalmente para atualizações do currículo e metodologias que possam aperfeiçoar o perfil dos egressos. Os alunos nos estágios sofrem pelas poucas opções de estágio em Libras, e o diário de bordo mostrou a realidade da prática de sala de aula, que precisa ser profissionalizada e aprimorada a cada dia, sendo o professorar-se desafiador, intrigante e com grandes aprendizagens." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13212_TB2177_22092022183908.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ MACX DA COSTA" "autor_nome_curto" => "André Macx" "autor_email" => "andremcxdc0017@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }