A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO “CHÃO VIRTUAL DA ESCOLA”
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90470 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4114 "inscrito_id" => 14592 "titulo" => "A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO “CHÃO VIRTUAL DA ESCOLA”" "resumo" => "O artigo visa trazer pontos trabalhados na trajetória de leituras, apresentações e discussões que surgiram ao longo da disciplina “profissionalização docente: trabalho e prática pedagógica”. As reflexões advindas da disciplina inevitavelmente perpassaram as vivências profissionais de todos os envolvidos no decorrer das aulas. Entre os objetivos do componente curricular estava relacionar a leitura e as discussões com uma prática no “chão da escola” estabelecendo um parâmetro comparativo entre o que pesquisamos na academia e o que estamos trabalhamos em sala de aula, principalmente durante o distanciamento social que enfrentamos em virtude da pandemia da COVID-19. Este trabalho objetiva descrever a experiência do curso da disciplina do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), evidenciando e relacionando, mais especificamente, o capítulo VII do livro “Professores do Brasil: novos cenários de formação” de GATTI (2019) com a prática profissional do docente e preceptor no Programa Residência Pedagógica (PRP) durante a pandemia da COVID-19. De maneira geral, o texto aborda os desafios e as aprendizagens que permearam a aplicação da política de formação inicial e continuada. Trata-se de um trabalho descritivo com enfoque qualitativo que apresenta e discute os pontos que nortearam a atuação no PRP, tanto das residentes (alunas do curso de pedagogia) quanto da preceptora (professora no 4º ano do Ensino Fundamental), passando pelos desafios enfrentados e aprendizagens adquiridas durante os anos letivos de 2020 e 2021 pela especificidade de desenvolver propostas durante o distanciamento social. O manuscrito apresenta como conclusões as possibilidades de troca de experiências entre professora/preceptora e residentes, além de propostas que auxiliam nas aulas em modalidade remota e favorecem aprendizagens em um cenário pandêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14592_TB4114_15092022115538.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA MORGADO SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "remorgadosilva@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90470 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4114 "inscrito_id" => 14592 "titulo" => "A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO “CHÃO VIRTUAL DA ESCOLA”" "resumo" => "O artigo visa trazer pontos trabalhados na trajetória de leituras, apresentações e discussões que surgiram ao longo da disciplina “profissionalização docente: trabalho e prática pedagógica”. As reflexões advindas da disciplina inevitavelmente perpassaram as vivências profissionais de todos os envolvidos no decorrer das aulas. Entre os objetivos do componente curricular estava relacionar a leitura e as discussões com uma prática no “chão da escola” estabelecendo um parâmetro comparativo entre o que pesquisamos na academia e o que estamos trabalhamos em sala de aula, principalmente durante o distanciamento social que enfrentamos em virtude da pandemia da COVID-19. Este trabalho objetiva descrever a experiência do curso da disciplina do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), evidenciando e relacionando, mais especificamente, o capítulo VII do livro “Professores do Brasil: novos cenários de formação” de GATTI (2019) com a prática profissional do docente e preceptor no Programa Residência Pedagógica (PRP) durante a pandemia da COVID-19. De maneira geral, o texto aborda os desafios e as aprendizagens que permearam a aplicação da política de formação inicial e continuada. Trata-se de um trabalho descritivo com enfoque qualitativo que apresenta e discute os pontos que nortearam a atuação no PRP, tanto das residentes (alunas do curso de pedagogia) quanto da preceptora (professora no 4º ano do Ensino Fundamental), passando pelos desafios enfrentados e aprendizagens adquiridas durante os anos letivos de 2020 e 2021 pela especificidade de desenvolver propostas durante o distanciamento social. O manuscrito apresenta como conclusões as possibilidades de troca de experiências entre professora/preceptora e residentes, além de propostas que auxiliam nas aulas em modalidade remota e favorecem aprendizagens em um cenário pandêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14592_TB4114_15092022115538.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA MORGADO SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "remorgadosilva@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }