As problematizações postam em diálogo traz parte dos estudos realizado em minha pesquisa mestrado, intitulada, ÒKÒTÒ: dança desobediente afrocentrada, caminhos para a formação em Dança no Ensino Superior sob os estudos das relações étnico-raciais brasileiras (2018). Realizada pelo Programa de Pós Graduação em dança (PPGDACA-UFBA). Tendo como um dos principais recorte disparador as Leis (LDB) 10.639/03 e 11.645/08 e suas implicações na formação artística e pedagógica dos futuros professores de dança. De maneira a analisar as políticas de identidades culturais adotadas na estrutura curricular, assim como analise feitas a partir dos discursos enunciados presente na produção artística e acadêmica dos discentes, docentes e dos alunos egressos. Que evidencia uma complexa atuação estrutural e institucional que foram e continuam fazendo parte das trajetórias sociais e acadêmicas dos estudantes negros, artistas, pesquisadores e intelectuais negros e negras que passam pela Escola de Dança da UFBA.