METODOLOGIAS ARTÍSTICAS: UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89532 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2830 "inscrito_id" => 12914 "titulo" => "METODOLOGIAS ARTÍSTICAS: UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo explicitar o debate sobre a inserção de metodologias artísticas na didática do ensino de Geografia no Ensino Básico, tendo em vista a importância da interdisciplinaridade e ludicidade no processo de ensino e aprendizagem das crianças em idade escolar. Para aprofundar as percepções acerca da temática, será apresentado a história da arte desde seus primeiros registros nas pinturas rupestres e como ela foi desenvolvida historicamente no Brasil como proposta educacional, partindo das pinturas dos povos indígenas até o seu destaque após a chegada dos Europeus e os Jesuítas. O componente curricular de arte também será abordado de maneira a dissertar não só sobre a sua importância, nas escolas brasileiras, como objeto de estudo solo, mas também quando trabalhado de forma interdisciplinar com o componente curricular de Geografia ,mostrando um novo olhar sobre ela e como ela pode contribuir, organizada em conjunto com os demais componentes curriculares das séries iniciais., tendo como principal metodologia a bibliografia, este trabalho foi produzido a partir de leitura de livros e debates realizados em sala de aula. A partir de uma sondagem conceitual, contando com as interlocuções de Biasoli (2007) e Pilar (2012), entre outros, é feita uma análise sobre a presença da Arte e a interação entre Arte e Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12914_TB2830_06122022112221.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDA BEATRIZ FRANCO HIGINO" "autor_nome_curto" => "LINDA FRANCO" "autor_email" => "lindasilva.20200001220@ue" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89532 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2830 "inscrito_id" => 12914 "titulo" => "METODOLOGIAS ARTÍSTICAS: UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo explicitar o debate sobre a inserção de metodologias artísticas na didática do ensino de Geografia no Ensino Básico, tendo em vista a importância da interdisciplinaridade e ludicidade no processo de ensino e aprendizagem das crianças em idade escolar. Para aprofundar as percepções acerca da temática, será apresentado a história da arte desde seus primeiros registros nas pinturas rupestres e como ela foi desenvolvida historicamente no Brasil como proposta educacional, partindo das pinturas dos povos indígenas até o seu destaque após a chegada dos Europeus e os Jesuítas. O componente curricular de arte também será abordado de maneira a dissertar não só sobre a sua importância, nas escolas brasileiras, como objeto de estudo solo, mas também quando trabalhado de forma interdisciplinar com o componente curricular de Geografia ,mostrando um novo olhar sobre ela e como ela pode contribuir, organizada em conjunto com os demais componentes curriculares das séries iniciais., tendo como principal metodologia a bibliografia, este trabalho foi produzido a partir de leitura de livros e debates realizados em sala de aula. A partir de uma sondagem conceitual, contando com as interlocuções de Biasoli (2007) e Pilar (2012), entre outros, é feita uma análise sobre a presença da Arte e a interação entre Arte e Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12914_TB2830_06122022112221.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDA BEATRIZ FRANCO HIGINO" "autor_nome_curto" => "LINDA FRANCO" "autor_email" => "lindasilva.20200001220@ue" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }