CULTURA MAKER E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88325 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 851 "inscrito_id" => 9576 "titulo" => "CULTURA MAKER E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA" "resumo" => "No cenário atual podemos observar a busca por uma prática educativa envolvente e que engaje os estudantes. Dito isto, o presente artigo traz elementos de suma importância para que essa ideia de um ensino tradicional se torne cada vez menos usado, dando espaço para práticas tecnológicas e inovadoras, assim como as metodologias ativas. A cultura maker surge em um momento ímpar, fortalecendo uma nova realidade de ensino. Tendo como objetivo a mudança de pensamento, a mesma nos mostra que cada vez mais as tecnologias e processo de ensino-aprendizagem vem contribuindo com a realidade atual. Neste artigo buscamos refletir sobre a contribuição da cultura maker para a formação docente, entendendo a mesma como uma potencializadora para os processos de ensino e aprendizagem. No campo metodológico, utilizamos na coleta dos dados, as abordagens quantitativa e qualitativa considerando tais abordagens como as mais adequadas para o desenvolvimento das questões trabalhadas, visto que nos ajudou a tratar das relações dos dados coletados e analisados, bem como os seus significados e valores (MINAYO, 1996). Ao nos debruçarmos sobre os dados, emergiram, as seguintes categorias de análise: a)concepções sobre a cultura maker; b)importância da cultura maker. Essa construção foi ancorada na compreensão de que categoria é um procedimento utilizado para agrupar elementos ou aspectos com características comuns. (MINAYO, 1998). Os resultados da pesquisa evidenciam a disposição dos sujeitos em aprenderem sobre a contribuição da cultura maker para os processos de ensino e aprendizagem e da importância de maiores debates e atividades a respeito da temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9576_TB851_31072022120332.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA YASMIN DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MAYARA OLIVEIRA" "autor_email" => "my.yasmin.oliveira@gmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88325 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 851 "inscrito_id" => 9576 "titulo" => "CULTURA MAKER E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA" "resumo" => "No cenário atual podemos observar a busca por uma prática educativa envolvente e que engaje os estudantes. Dito isto, o presente artigo traz elementos de suma importância para que essa ideia de um ensino tradicional se torne cada vez menos usado, dando espaço para práticas tecnológicas e inovadoras, assim como as metodologias ativas. A cultura maker surge em um momento ímpar, fortalecendo uma nova realidade de ensino. Tendo como objetivo a mudança de pensamento, a mesma nos mostra que cada vez mais as tecnologias e processo de ensino-aprendizagem vem contribuindo com a realidade atual. Neste artigo buscamos refletir sobre a contribuição da cultura maker para a formação docente, entendendo a mesma como uma potencializadora para os processos de ensino e aprendizagem. No campo metodológico, utilizamos na coleta dos dados, as abordagens quantitativa e qualitativa considerando tais abordagens como as mais adequadas para o desenvolvimento das questões trabalhadas, visto que nos ajudou a tratar das relações dos dados coletados e analisados, bem como os seus significados e valores (MINAYO, 1996). Ao nos debruçarmos sobre os dados, emergiram, as seguintes categorias de análise: a)concepções sobre a cultura maker; b)importância da cultura maker. Essa construção foi ancorada na compreensão de que categoria é um procedimento utilizado para agrupar elementos ou aspectos com características comuns. (MINAYO, 1998). Os resultados da pesquisa evidenciam a disposição dos sujeitos em aprenderem sobre a contribuição da cultura maker para os processos de ensino e aprendizagem e da importância de maiores debates e atividades a respeito da temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9576_TB851_31072022120332.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA YASMIN DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MAYARA OLIVEIRA" "autor_email" => "my.yasmin.oliveira@gmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }